quinta-feira, 12 de maio de 2016

Biblioteca Pública Pelotense: 12 de maio de 2016


          Em comemoração aos 70 anos  do setor infantojuvenil da Biblioteca Pública Pelotense, realizei conferência sobre o tema Ler literatura:uma arte na escola, no dia 12 de maio de 2016. O cartaz do evento, anexo ao lado, indica a programação completa que foi desenvolvida no salão nobre da BPP.
         
     Com "casa lotada", a pedagoga Anelise Rosa comemorava o primeiro de muitos eventos que virão. O setor infantil é responsável pela apresentação, lúdica e pedagógica, do acervo da biblioteca, organizado de forma inovadora e adequada a faixas etárias dos leitores.
Nas fotos, alguns momentos da conferência e pessoas queridas que foram prestigiar, entre elas, alunos de Literatura Infantil da Faculdade de Educação (UFPel) e do Grupo PET/Educação, jovens estudantes do Magistério do Colégio Municipal Pelotense, as pedagogas Josiane Monks e Maria Raquel Rodrigues Vieira, docentes no Curso Normal do Magistério do CMP.

          Presente também, o escritor Jorge Braga (que lançou recentemente seu mais novo livro, Crisálida e o aurelianoe parte da equipe da Secretaria Municipal de Cultura do Município de Rio Grande. O destaque, sempre, a beleza arquitetônica e preservada da Biblioteca, além do tema da conferência, as obras apresentadas e a organização do evento, que recebeu a todos com um café afetuoso nesta fria manhã de maio.





Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog