Cristina Maria Rosa
Ao estudar na UFRGS - no PPGEDU /PÓS-GRADUAÇÃO / ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL - tendo como supervisora a Doutora JANE FELIPE, tive a oportunidade de inumeras atividades. A seguir, listo as realizadas entre 15 de agosto e 14 de setembro.
Relatório parcial 15/08/22 a 14/09/22
1. Produção
Inscrição aprovada VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade Memórias, lutas e insurgências nas educações.
Data da apresentação: 16/09/22,
Título: DIREITOS DAS CRIANÇAS EM OBRAS LITERÁRIAS: UM ESTUDO EM ACERVOS. Eixo Temático A Produção de Pesquisas sobre Infâncias, Gênero e Sexualidade na Educação.
Resumo: Objetivo conhecer e analisar o grupo de obras literárias para a infância existente na Biblioteca da FaE/UFSC, no acervo do @literalise (UFSC), na Biblioteca da FACED/UFRGS e no acervo do projeto “Quem quer brincar?”. O foco é compor o rol de obras que subsidiam a formação de docentes e, de maneira explícita ou implícita, tratem de personagens e/ou enredos vinculados aos direitos das crianças pautados no Estatuto da Criança e do Adolescente. Ler todas as obras pertencentes aos acervos, selecionar as mais relevantes no que tange aos temas das linhas de pesquisa e analisá-las criticamente é o caminho metodológico escolhido. A análise documental é preponderante para a configuração de um rol de obras a serem acionadas na formação de professores, bibliotecários e gestores escolares.
Palavras-chave: Infâncias; Literatura; Direitos das crianças; ECA; Formação de professores.
-
Envio de Inscrição no evento VI seminário criança na mídia e I Seminário recria.
Título: VIOLÊNCIA QUE APAIXONA: A MORTE EM CLÁSSICOS INFANTIS
Resumo: Maus tratos emocionais, violência psicológica e morte estão presentes em narrativas literárias infantis e apaixonam quem as escuta ou lê. Na literatura clássica, especialmente, há longo e programado sofrimento infligido a personagens, quase sempre mocinhas às vésperas de descobrirem-se mulheres. Nela, a morte é quase uma promessa apresentada aos infantes por quem deveria protegê-los: mães, pais, madrastas. Tendo como suporte os estudos de gênero (SCOTT, 1995), escolhi, no acervo de Perrault (1697) e Grimm (1812-1815), um grupo de títulos para descrever e analisar como essa trama – maus tratos, violência e morte – é tecida. Ao ler Chapeuzinho Vermelho, Pele de Asno, Barba Azul, Cinderela, A Bela e a Fera, Branca de Neve, Rapunzel, João e Maria, O Patinho Feio, A pequena Vendedora de Fósforos e A princesa e a Ervilha, pergunto: em que medida esses contos podem ser potentes para discutirmos as infâncias e as questões de gênero na contemporaneidade?
Palavras-chave: Educação. Literatura. Infâncias. Relações de Gênero. Morte.
REFERÊNCIAS
BENJAMIN, W. O Narrador. Considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
CORSO, D. L. & CORSO, M. Fadas no Divã: Psicanálise nas histórias infantis. Porto Alegre: Artmed, 2006.
DARNTON, R. O grande massacre dos Gatos. Rio de Janeiro: Graal, 1996.
SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, n. 20(2):71-100, 1995.
TODOROV, T. A literatura em Perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2012.
-
Inscrição no Seminário de Lançamento da Política Nacional pela Primeira Infância. Data: 31 de agosto de 2022. Horário: 15h30 às 18h. Local: Canal do CNJ no YouTube ou presencialmente no Plenário do CNJ (a opção pela participação on line ou presencial deve ser informada no ato da inscrição e está sujeita à lotação do espaço físico).
Inscrição aprovada
E-mail recebido:
Senhor(a) CRISTINA MARIA ROSA,
Sua inscrição no evento Seminário de Lançamento da Política Judiciária Nacional para a Primeira Infância foi confirmada!
Início: 31/08/2022. Fim: 31/08/2022. Carga horária: 2h
Respeitosamente, CNJ_CERIMONIAL - Conselho Nacional de Justiça – Cerimonial.
-
Recebimento de convite para defesa de projeto de tese: Título: Takes que reverberam no cotidiano da Educação Infantil: mobilizações e estratégias das crianças diante dos scripts de gênero, de Jéssica de Moraes.
E-mail recebido:
“Compartilho com vocês o convite para a minha banca na próxima terça, dia 06 de setembro. Aos que puderem ir, ficarei muito feliz com a presença”.
-
Envio de trabalho ao IV Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade, VI Jornada de Produção Científica em Direitos Fundamentais e Estado e I Jornada de Direitos Humanos com a Sociedade.
Organização: FUCRI – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE CRICIÚMA (MANTENEDORA). Disponível em: https://doity.com.br/iv-seminario-internacional-em-direitos-humanos-e-sociedade
Título: CINCO LIVROS PARA FALAR SOBRE O ECA: UM OLHAR LITERÁRIO E PEDAGÓGICO
Resumo: No estudo descrevo e analiso cinco obras literárias que podem ser acionados por educadores para apresentar os Direitos das Crianças e dos Adolescentes garantidos pelo Estatuto a criança e do adolescente (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990), que, em 2022, completou 32 anos. O foco foi indicar livros literários que, de maneira explícita ou implícita, tratem de personagens e/ou enredos vinculados aos direitos das crianças e possam subsidiar a informação e o diálogo nos anos escolares iniciais (educação infantil e primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental). As obras foram selecionadas no acervo da Sala de Leitura Erico Verissimo (estrutura presente na FaE/Ufpel) e foram consideradas as melhores opções para o propósito de conhecer e abordar a) o direito à vida à vida e à saúde; b) à liberdade, ao respeito e à dignidade; c) à convivência familiar e comunitária; d) à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer; e) à profissionalização e à proteção no trabalho, que estão assegurados no ECA. Metodologicamente, realizo uma análise documental que considero preponderante para a configuração de um rol de obras a serem acionadas na formação de professoras e professores, bibliotecárias e bibliotecários e gestoras e gestores escolares, além de ofertarem aos docentes em exercício, mediações possíveis. Entre os procedimentos escolhi: a) conhecer o acervo; b) ler todas os livros; c) selecionar as obras vinculadas ao foco da investigação; d) descrevê-las gráfica, editorial e biograficamente; e) analisá-las criticamente quanto a seu caráter literário e pedagógico. Ao abordar as metodologias de pesquisa nos estudos literários, Durão (2015, p 379), pondera que “[...] discutir teoria literária em sua acepção mais ampla terá sempre como pressuposto a capacidade que a literatura exibe para ser algo epistemologicamente produtivo”. Assim, penso que a análise documental (leitura, descrição, categorização, análise crítica) se tornará preponderante para a proposição de um rol de obras a serem acionadas na formação e no exercício profissional de professores, bibliotecários e gestores escolares. Entre os resultados ocorridos após a leitura de parte considerável do acervo, revelo que selecionei cinco como os mais potentes para os objetivos. Eles são: a) Vermelho amargo, de Bartolomeu Campos de Queirós , referente ao direito à vida e à saúde; b) Lulu, de Fabrício Carpinejar, referente ao direito à liberdade, ao respeito e à dignidade; c) Bem do seu tamanho, de Ana Maria Machado, referente ao direito à convivência familiar e comunitária; d) Como as histórias de espalharam pelo mundo, de Rogério Andrade Barbosa, referente ao direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer; e) Os meninos da rua da praia, de Sergio Capparelli, referente ao direito à profissionalização e à proteção no trabalho.
Palavras-chave: Infâncias; Direitos das Crianças; Acervos literários; ECA; Formação de Educadores.
Convite: Circular nº 02/2022
Prezados(as). Com nossas sinceras saudações, convidamos suas/seus professoras/es, pesquisadoras/es, acadêmicas/os, associados(as) de suas instituições a participar do IV Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade, VI Jornada de Produção Científica em Direitos Fundamentais e Estado e I Jornada de Direitos Humanos com a Sociedade, com o tema: Direitos humanos, Democracia, inclusão social e o direito das minorias, na modalidade virtual e síncrona, nos dias 19 a 23 de setembro de 2022, que terá como objetivo principal divulgar e debater a produção teórica e prática sobre os Direitos Humanos, Sociedade e Estado no contexto brasileiro e latino-americano. Em conjunto ao evento ocorrerá no dia 22 de setembro de 2022 o I Seminário Nacional de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos, promovido pela Rede Brasileira de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos (UNESC, UNIJUÍ, UNIRITTER, UNICAP, UNIT, UFMS, PUCCAMPINAS, UFPA E CESUPA) em parceria com o PPGD/UNESC.O evento contará com minicursos, apresentações de trabalhos, além de palestras com conferencistas renomados(as) ligados(as) à temática do evento. Serão 21 painéis, duas conferências, quatro minicursos e duas rodas de conversa; mais de 100 palestrantes e mediadores(as) nacionais (de todas as regiões do Brasil) e internacionais (Argentina, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Itália, México, Paraguai e Venezuela) representado programas de pós-graduação da área do direito e de outras áreas do conhecimento, organizações de pesquisa, conselhos de direitos, OAB, Sistema de Justiça, instituições da área da saúde pública, movimentos sociais, etc. O evento conta com 18 Grupos de Trabalho e o apoio de mais de 80 instituições de ensino e centros de pesquisa nacionais e internacionais, redes de pesquisa, OAB, Sistema de Justiça e movimentos sociais. Público-alvo: Pesquisadores(as) e profissionais da área do Direito e áreas afins; conselheiros(as) de políticas públicas; gestores(as) municipais, legisladores(as), representantes de movimentos sociais e ONGs e membros/as de fóruns temáticos da sociedade civil.
2. Campo:
1. Exploração da Biblioteca Cristina Maria Rosa.
Encontrei nela a obra: Vermeho amargo, de Bartolomeu Campos de Queirós.
Editora CosacNaify, 2011.
Foco/tema: Maus tratos emocionais na família.
2. Exploração da Libreria Mercurio, em Torino, Italia.
Encontrei nela a obra: Più cattiva di um lupo, de Amélie Javaux e Annick Masson. Tradução par o italiano de Giuditta Capella
Editora Mondadori, 2022.
ISBN 978-88-04-75196-0
Em tradução livre, “Mais malvada que um lobo”.
Foco/tema: Maus tratos emocionais e bulling na escola.
3. Leituras
Artigo GÊNERO E SEXUALIDADE NAS PEDAGOGIAS CULTURAIS: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, de Jane Felipe.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo problematizar as relações existentes entre Pedagogia, gênero e sexualidade na educação infantil, a partir da perspectiva dos estudos Culturais e dos Estudos Feministas, tendo como marco teórico a abordagem pós estruturalista de análise. Isto implica em considerar a Pedagogia não como um mero domínio de habilidades ou técnicas, mas como um modo de produção cultural diretamente envolvido na forma como o poder e o significado são utilizados na construção e na organização do conhecimento. Assim a pedagogia e o currículo devem ser compreendidos a partir de sua intrínseca relação com as questões históricas, políticas e culturais, todas elas envolvidas nas tramas do poder, no sentido que lhe confere Foucault (1992). Disponível em: http://www.titosena.faed.udesc.br/Arquivos/Artigos_gensex/SexualidadeInfantil.pdf
23/08 – Leitura de projeto de Dissertação de Evelyn Souza Rosa (Documento compartilhado em mailto:evelynsouzarosa.pedagogaufrgs@gmail.com. Foco: meninos negros na literatura.
25/08 – Apresentação e leitura do Projeto de Dissertação da Evelyn.
Reunião online como o grupo de estudos e pesquisa.
Supervisão: Jane Felipe
Quinta-feira, 25 de ago. • 19:00 – 20:30
Link: https://meet.google.com/emo-taup-doh
04/09 – Projeto de Tese de Michele Leguiça com envio de apontamentos e sugestões no próprio texto. Título: O tema da morte na educação infantil: construindo repertórios emocionais pós-pandemia por meio da literatura para crianças.
4. Leituras indicadas pela orientadora:
-
EXPLORANDO LAS PRIORIDADES INTERNACIONALES Y LAS MEJORES PRÁCTICAS PARA LA RECOPILACIÓN DE DATOS DE MINORÍAS DE GÉNERO: Un Enfoque en América del Sur. Disponível em: file:///C:/Users/crisr/AppData/Local/Packages/microsoft.windowscommunicationsapps_8wekyb3d8bbwe/LocalState/Files/S0/4/Attachments/Boas%20Pr%C3%A1ticas%20Manual%20WPATH-Spanish-Mar-2020[4433].pdf
-
Transgender health, identity, and dignity. Disponível em: file:///C:/Users/crisr/AppData/Local/Packages/microsoft.windowscommunicationsapps_8wekyb3d8bbwe/LocalState/Files/S0/4/Attachments/The%20Lancet%20Transgender%20health,%20identity,%20and%20dignity[4434].pdf
-
LOURO, Guacira. Gênero, sexualidade e educação. Disponível em: https://bibliotecaonlinedahisfj.files.wordpress.com/2015/03/genero-sexualidade-e-educacao-guacira-lopes-louro.pdf
-
Masculinidade Quebrada: o que é ser homem e menino periférico? Disponível em: https://expresso.estadao.com.br/naperifa/masculinidade-quebrada-homem-menino-periferico/
-
Título: Dossiê: Bebês e Crianças com Deficiência na Educação Infantil. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/issue/view/3379liotecários, 1989.
5. Atividades com a supervisora Jane Felipe
a) Cursando o Seminário Infâncias, gênero e sexualidade: questões de pesquisa. A súmula/ementa é “O seminário pretende, a partir da revisão de literatura sobre os temas de pesquisa de cada orientando/a, discutir e aprofundar as questões, os problemas e as metodologias a serem utilizadas em suas respectivas investigações. Avaliar a pertinência das análises empreendidas em cada uma das pesquisas desenvolvidas no eixo temático Infâncias, gênero e sexualidade. Objetivos: Acompanhar as pesquisas de mestrado, doutorado e pós-doutorado desenvolvidas pelos/as orientandos/as, em especial no que se refere à pertinência teórico-metodológica de tais investigações; - Discutir as análises dos trabalhos desenvolvidos no eixo temático Infâncias, gênero e sexualidade; Estudar obras recentes sobre as temáticas em discussão.
b) Reescrevendo o projeto de estudos a partir dos seguintes pontos de orientação: O problema de pesquisa está bem delineado? A justificativa e objetivos estão bem evidenciados? O projeto está alinhado com a linha teórica (pós-estruturalista/estudos de gênero e/ou estudos queer?)Foi feito o estado da arte em relação ao tema? As produções anteriores da linha também foram valorizadas? As referências e bibliografia estão atualizadas? A metodologia está alinhada com o nosso referencial teórico? Os títulos dos capítulos são pertinentes e criativos? O texto consegue dialogar adequadamente com os referenciais teóricos ou fica refém de citações? O levantamento de dados e as análises daí advindas dão margem para se chegar a essas conclusões ou estas não se sustentam a partir do que foi levantado?
Observar:
26 de julho – Recebimento do retorno da leitura (pela Jane e pelo Cristiano) de meu projeto de estudos. Estou trabalhando na resolução de problemas e sugestões.
6. Atividades de Cultura
Viagem à Europa (VillaFranca, Piemonte e Torino) e exploração da cultura italiana, em especial, escolas e livrarias;
Lendo Frida: A biografia, de Hayden Herrera (autora e historiadora americana);
Lendo Contos Completos, de Sergio Faraco (Alegrete – RS, 1940);
Finalizando Meu nome é Vermelho, de Orhan Pamuk;
Assisti a série de televisão britânica Peaky Blinders. Drama criada por Steven Knight, é situado em Birmingham, na Inglaterra. Narra façanhas da gangue criminosa Peaky Blinders logo após a Primeira Guerra Mundial. A gangue fictícia é vagamente baseada em uma gangue de jovens urbanas reais de mesmo nome que esteve ativa na cidade de 1890 a 1910. Nela, parte do submundo (economia, corrupção, machismo, disputa pelo poder, mulheres fortes, drogadição, alcoolismo e violência na Inglatera no início do século XX.
Assistindo as séries As telefonistas, Grace and Frankie, O gambito da Rainha e Inventando Anna. Nelas, todas as personagens principais são mulheres, algumas em tempos em que o protagonismo feminino era desencorajado.
7. Atividades de Orientação de Pesquisa
Aprovação de oito resumos expandidos mais vídeo apresentando o autor e o resumo para a SIIEPE – Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPEL, a ocorrer entre 17 e 21 de outubro de 2022.
Orientados:
1. Alisson Castro Batista (“Praticas de gestão democratica na reintegração de vinculos com o CMP: impactos e consequencias da pandemia na educação”);
2. Angélica dos Santos Karsburg (“Uma carta para ensinar: alguns livros sobre a COVID 19);
3. João Salvador (Trabalho "Professores interferem na formação profissional? Petianos respondem”)
4. Luzia Helena Brandt Martins e Diuli Alves Wulff (“Prazer e compromisso: um grupo de leitura literaria” para a Universidade Aberta para Idosos/UFPel);
5. Laura (“Literatura ara uma educação antiracista: PET Pedagogia indica”);
6. Mateus Valadão de Souza e Darlan Porto da Rosa (“Um espaço literário infantil. Instituto Estadual de Educação Assis Brasil”);
7. Rafaela Mendes (“Heterocisnormatividade na literatura infantil? Estudo em um acervo”);
8. Rafaela Strelow (“Conhecer para escutar: os direitos das crianças na literatura de acervos universitarios”).
8. Orientação de pesquisa na Pós-Graduação
Especialização em Educação da FaE/UFPel - Ingresso agosto de 2022 e defesa em novembro de 2023
Orientandas:
Cinara Postringer que pretende inventariar a quantidade e a qualidade dos livros para bebês na sala de leitura Erico Verissimo. Quantos e quais são os livros? Quem são os autores? Quais os gêneros? Há livros de imagens? Há clássicos? Foco: produzir uma lista para sugestão de leitura pra crianças entre zero e seis anos.
Ieda Kurtz que desenvolverá projeto insprirado no ECA na biblioteca escolar onde traalha;
Orientação livre
Pesquisa de Nanin Loustau Oyambure, residente e domiciliada na Cidade de Santana do Livramento. Integrante do Grupo de Estudos em Leitura Literária – GELL, coordenado por mim, Drª. Cristina Maria Rosa. Na pesquisa intitula Direitos das crianças em obras literárias: um estudo em acervos de bibliotecas públicas (portaria nº 892, de 16 de maio de 2022), temos como objetivo conhecer, descrever e analisar o grupo de obras literárias para a infância existente em acervos de diferenciadas bibliotecas com o foco de compor o rol de obras que subsidiam a formação de docentes tendo como princípio os direitos das crianças pautados no Estatuto da Criança e do Adolescente. Ler todas as obras pertencentes aos acervos, selecionar as mais relevantes no que tange ao tema e analisá-las criticamente é o caminho metodológico escolhido. A análise documental é preponderante para a configuração de um rol de obras a serem acionadas na formação de professores, bibliotecários e gestores escolares. Os resultados de pesquisa serão utilizados apenas em eventos e publicações científicos e todas as imagens serão preservadas sem que pessoas, identidades e instituições sejam expostas.
9. Atividades em eventos, reuniões, grupos de estudo.
22/08 – Reunião com o grupo de orientadas da Especialização em Educação. Remota e online. Foco: apresentação de repertórios deleitoruaspara a escrita e delimitação do problema.
Resultado: um roteiro para a pesquisa e escrita do artigo final ofertado às estudantes:
Roteiro do artigo:
Explanação do tema: se apresentar e evidenciar por que escolheu este tema de pesquisa. Ao fim, escrever uma pergunta-chave. Exemplo:
Há livros para bebês na SLEV?
Há livros que representam o ECA na biblioteca da minha escola?
2. Referencial teorico: escrever em duas ou três páginas, o tema. Citando estudiosos (artigos, livros, pesquisas) que nos antecederam.
3. Metodologia: além de dizer o que é metodologia, indicar qual escolhemos e cada um dos passos (os procedimentos). Exemplo de procedimento:
a) Conhecer o que já foi escrito sobre o tema (estado da arte);
b) Listar todos os livros que há em um local;
c) Selecionar os adequados ao nosso tema;
d) Depois de escrever sobre a metodologia (em novembro, não agora), iniciar a organização e escrita dos resultados;
e) Nos resultados teremos: Exemplo: 1. Na sala de leitura há 29 livros para bebês. Seus autores são… Eles podem ser descritos como... Aqui, Cinara, vamos dizer tuuuuuuudo sobre os livros e escrever uma pequena sinopse de cada um. 2. Na biblioteca da escola tal, encontrei 43 livros que tratam dos direitos das crianças expressos no ECA. Eles são: escolhi 10 como os mais relevantes e vou descrever cada um a seguir...
f) Concluir e comemorar...
29/08 – Apresentação do projeto de Pós-Doutoramento (de modo remoto e on-line) para as orientandas da especialização. Título: Direitos das crianças em obras literárias;
02 a 31/08 – leitura e correção do Caderno Formativo do eixo 2 do CQEI/UFRGS. Foco: leitura, correção, sugestões e contribuição ao material que será o subsídio das aulas;
E-mail recebido:
Prezad@s professores:
Com alegria, informamos que o pdf do Caderno Formativo do Eixo 1 Planejamento Institucional encontra-se disponível para download no site do Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda, na aba "Produções-Livros". Acesse aqui: https://www.ufrgs.br/einaroda/wp-content/uploads/2022/08/CADERNO-FORMATIVO-EIXO-1-CQEI-1.pdf
10. Atividades de publicação
15 de agosto – Relatório parcial 15/08/22 a 14/09/22. No documento listo atividades de estudo, cultura, produção científica e intelectual desenvolvidas entre 15 de agosto 2022 a 14 de setembro de 2022. O foco foi reunir a produção com o intuito de compor o relatório final, em junho de 2023 Disponível em http://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2022/08/15-de-julho-14-de-agosto-relatorio.html
16 de agosto – A morte e a educação infantil: um estudo. Leitura e sugestões do projeto de tese da colega Michele Leguiça. Disponível em: https://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2022/08/a-morte-e-educacao-infantil-um-estudo.html
01 de setembro – dois projetos que indicam livros:
Resumo: Em 22/08, às 19 horas, realizei a segunda reunião com o grupo de orientadas da Especialização em Educação. Remota e online. Foco: indicação de referências teóricas e metodológicas para a pesquisa a ser desenvolvida em 2022 e concluída em 2023. Disponível em: http://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2022/08/tres-novos-projetos-de-estudo-2022-2023.html
04 de setembro
Vermelho Amargo: direito à vida e à saúde.
Disponivel em: https://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2022/09/vermelho-amargo-direito-vida-e-saude.html
03 de setembro
Heterocisnormatividade em acervo de literatura infantil
Disponivel em:
https://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2022/09/heterocisnormatividade-em-acervo-de.html
03 de setembro
Direitos das crianças na Literatura: acervos universitários
Disponivel em: https://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2022/09/direitos-das-criancas-na-literatura.html
03 de setembro
Direitos das crianças no VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade
Disponivel em: https://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2022/09/direitos-das-criancas-no-viii-seminario.html
01 de setembro
Um olhar literario e pedagogico sobre o ECA.
Disponivel em: https://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2022/09/um-olhar-literario-e-pedagogico-sobre-o.html
16 de agosto
Uma escola leitora: parecer ao TCC da Ieda Kurtz
Disponivel em:https://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2022/08/uma-escola-leitora-parecer-ao-tcc-da.html
16 de agosto
A morte e a educação infantil: um estudo
Disponivel em: https://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2022/08/a-morte-e-educacao-infantil-um-estudo.html
15 de agosto
15 de julho a 14 de agosto: Relatório parcial do pós-doutorado
Disponivel em: https://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2022/08/15-de-julho-14-de-agosto-relatorio.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário