terça-feira, 16 de agosto de 2022

A morte e a educação infantil: um estudo

Imagem: Cristina Rosa

Estudo de projeto de tese: uma tarefa no pós-doutorado

Cristina Maria Rosa

Como uma das tarefas durante o funcionamento do Seminário Infâncias, gênero e sexualidade: questões de pesquisa que estou cursando no PPGEDU - UFRGS, devemos ler, sugerir e contribuir com estudos dos colegas.

Ementa do Seminário: “O seminário pretende, a partir da revisão de literatura sobre os temas de pesquisa de cada orientando/a, discutir e aprofundar as questões, os problemas e as metodologias a serem utilizadas em suas respectivas investigações. Avaliar a pertinência das análises empreendidas em cada uma das pesquisas desenvolvidas no eixo temático Infâncias, gênero e sexualidade. Objetivos: Acompanhar as pesquisas de mestrado, doutorado e pós-doutorado desenvolvidas pelos/as orientandos/as, em especial no que se refere à pertinência teórico metodológica de tais investigações; Discutir as análises dos trabalhos desenvolvidos no eixo temático Infâncias, gênero e sexualidade e estudar obras recentes sobre as temáticas em discussão".

Em agosto, li o projeto da colega Michele Lopes Leguiça, intitulado "O tema da morte na educação infantil: construindo repertórios emocionais pós pandemia por meio da literatura para crianças".

Em seu Sumário, Michele aborda:

1. Que tempos são esses? primeiras aproximações ao com o tema

Memórias de uma menina descendente de fronteiras identitárias: sobre o passado que nos habita;

"Eu não vou enterrar minha mãe": os impactos emocionais frente a morte para a infância;

O que pode a arte em tempos difíceis?

2. A necropolítica nunca foi tão visível

A morte tem gênero, cor e classe social

Sobre os discursos produzidos sobre/para a infância durante a pandemia

As pesquisas com/sobre/para as crianças pequenas e o tema da morte

3. A literatura para crianças: potencialidades teórico metodológicas

O que a escola tem feito diante de temas sensíveis, como a morte?

Um questionário com docentes: aspectos éticos da investigação

A seleção dos livros

4. A vida eterna somos nós: breve ensaio de análise

5. Cronograma

6. Referências

7. Anexos


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Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

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