quarta-feira, 6 de julho de 2022

Pós-Doutorado 2022 2023


Direitos das crianças em obras literárias

Cristina Maria Rosa

 

Na quinta, 23 de junho, entre as 18:30 e as 21:59, oficialmente, dei início a meu programa de Pós-Doutorado na UFRGS. Em uma aula no formato remoto e on-line (meet.google.com/som-cdos-aqk), a Linha de Pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero se reuniu. Ppor aproximadamente três horas. Supervisionada pela Drª. Jane Felipe, o Eixo Temático Infâncias, Gênero e Sexualidade abriga interessantíssimas pesquisas, todas concernentes ao tema.

Solicitação

Após o envio da solicitação de afastamento das atividades docentes a partir de 15 de junho de 2022 até 14 de maio de 2023 para a UFPel e tendo conquistado a licença, ingressei, como estudante de Pós-Graduação modalidade Estágio Pós-Doutoral, na UFRGS e na UFSC. O título de meu trabalho de pesquisa é: Direitos das crianças em obras literárias: um estudo nos acervos da UFRGS e UFSC. Intenciono, durante minha estada na UFSC e na UFRGS, conhecer, descrever e analisar o grupo de obras literárias para a infância existente na Biblioteca da FaE/UFSC e no acervo do @literalise e, também, na Biblioteca da FACED/UFRGS e no acervo do projeto “Quem quer brincar?”. O foco é compor o rol de obras que subsidiam a formação de docentes nestas duas instituições e, de maneira explícita ou implícita, tratem de personagens e/ou enredos vinculados aos direitos das crianças pautados no Estatuto da Criança e do Adolescente. A imersão ocorrerá na Linha de Pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero, sob a supervisão da Drª. Jane Felipe (Eixo Temático Infâncias, Gênero e Sexualidade) e no Grupo de Pesquisa Educação e Infância (com foco em Violências, Gênero e Direitos das crianças, com a supervisão da Drª. Patrícia De Moraes Lima, da UFSC).

23 de junho: a primeira tarefa

Na notinha deste dia, apresentei meu projeto e recebi, de todos os colegas presentes e da supervisora, opiniões, críticas, sugestões e a solidariedade que todos merecemos quando nos expomos. Por e-mail, após a aula, uma das colegas enviou preciosas indicações de leitura que já estou fazendo.

Extremamente produtiva, a aula, coordenada pela Drª Jane Felipe, uma de minhas supervisoras neste programa de estudos, ocorre quinzenalmente. Nela, a cada reunião, um novo projeto é conhecido e um grupo de textos são indicados como fonte teórica.

Está mais que bom!


Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog