quinta-feira, 21 de julho de 2022

Estudo de projeto: uma tarefa no pós-doutorado


O problema de pesquisa está bem delineado?

Cristina Maria Rosa

 

Jane Felipe, uma de minhas supervisoras de Estágio Pós-Doutoral não poupa esforços para nos tornar capazes de estudar, avaliar, contribuir e validar projetos de mestrado (dissertações) e doutorado (teses). Somos um grupo e temos o compromisso de cuidar academicamente uns dos outros.

Para ler o projeto da Jéssica, recebemos o seguinte roteiro:


Pessoal, bom dia! Lembrando que é compromisso do nosso grupo de orientação ler TODO o projeto e contribuir o máximo possível com o trabalho do/a colega. Aqui um roteiro para leitura:

1) O problema de pesquisa está bem delineado?

2) A justificativa e objetivos estão bem evidenciados?

3) O projeto está alinhado com a linha teórica (pós-estruturalista/estudos de gênero e/ou estudos quer?)

4) Foi feito o estado da arte em relação ao tema?

5) As produções anteriores da linha também foram valorizadas?

6) As referências e bibliografia estão atualizadas?

7) A metodologia está alinhada com o nosso referencial teórico?

8) Os títulos dos capítulos são pertinentes e criativos?

9) o texto consegue dialogar adequadamente com os referenciais teóricos (ou fica refém de citações?

10) o levantamento de dados e as análises daí advindas dão margem p se chegar a essas conclusões (ou estas não se sustentam a partir do que foi levantado)?  

 Aprender ou reaprender a estudar no Estágio Pós-Doutoral é fundamental. Em grupo, melhor ainda! Para qualificar este estudo, Jane Felipe sugeriu ainda alguns cuidados na escrita do texto:


a) utilizar referências atuais -o estado da arte é fundamental para isso, embora não devam ser desprezadas as produções mais antigas, fundantes do campo;

b) ter o máximo de cuidado na hora de “traduzir” a ideia de algum autor ou autora, colocando sempre as referências (ainda q vc tenha escrito aquela ideia com suas próprias palavras);


c) ler e reler para ver se não há palavras repetidas no mesmo parágrafo.

Por fim, indicou a leitura do texto do Tomaz Tadeu da Silva sobre plágio e auto plágio.


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Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

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