terça-feira, 1 de junho de 2021

Ruas Rosas

 

Ruas Rosas: mais um e-book da turma de Literatura da UNAPI UFPel


Apresentação

Cristina Maria Rosa

Ler e escrever. Um ofício, para mim.

Ler e escrever: um prazer sempre cultivado.

Professora que sou de Literatura, ou melhor, alfabetizadora literária desde sempre, busco, constantemente, bons motivos para incentivar, animar, convidar, convencer meus alunos a ler.

Ler mais.

E...

Escrever.

Um dia desses, lendo o jornal com tempo suficiente a ponto de ler todo, me deparei com crônicas – no sempre excelente Almanaque Gaúcho, de Ricardo Chaves – em que nomes de ruas de Porto Alegre se tornaram literatura.

Ora...

Pelotas é repleta de nomes de nobres figuras em ruas, praças, escolas, pensei.

E, logo depois: por que não inventar sobre o inventado? Afinal, para Lavoisier, “nada se cria...”.

Em breve, aqui, Ruas Rosas.

É o resultado - um e-book - feito por quem topou o desafio.

Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog