domingo, 4 de dezembro de 2022

Alfabetização literária: aprimorando o conceito

Alfabetização Literária: Aprimorando um conceito

Cristina Maria Rosa


Alfabetização literária é um processo de apresentação do mundo da literatura a todos: bebês, crianças, adolescentes, adultos, velhos. Demanda deliberação, constância e critérios pois, a formação do gosto não é um atributo genético.

Para alfabetizar literariamente é preponderante a seleção de obras fascinantes e atitudes de encantamento com a  arte da palavra pois, a “verdadeira” literatura se realiza através de um pacto: a interação autor/texto/leitor. 

O processo de encantamento com esta arte requer um sujeito que ama – o mediador –, um sujeito que deseja – o futuro leitor –, e o objeto de desejo: o livro.

Na alfabetização literária é imprescindível deliberação, ou seja, desejar, imaginar, planejar e propor a leitura. É indispensável constância: propor e ler, frequentemente, textos literários. Na escola, ao menos uma vez ao dia. Por fim, é imprescindível ter critérios, ou seja, formação e qualificação para selecionar obras e atuar com habilidade.

Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog