terça-feira, 15 de novembro de 2022

Lulu e o direito à dignidade

 


Lulu:
direito à liberdade, ao respeito e à dignidade.

Cristina Maria Rosa

 

Em “Cinco livros para falar sobre o ECA: um olhar literário e pedagógico”, descrevo e analiso obras literárias que podem ser acionados por educadores quando o foco é apresentar e/ou dialogar sobre os Direitos das Crianças e dos Adolescentes garantidos pelo ECA (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990). Do acervo da Sala de Leitura Erico Verissimo selecionei Lulu, de Fabrício Carpinejar (Edelbra, 2014) como “representante” do direito à liberdade, ao respeito e à dignidade. Nele, implicitamente, há informações e construções literárias que sustentam um diálogo sobre essas três palavras-chave.

Metodologia de estudo

A análise documental tem sido preponderante para a configuração de um rol de obras a serem acionadas na formação de professoras e professores, bibliotecárias e bibliotecários e gestoras e gestores escolares, além de ofertarem aos docentes em exercício, mediações possíveis.

Meus procedimentos foram:

a) Conhecer o acervo;

b) Ler todas os livros;

c) Selecionar as obras vinculadas ao foco da investigação;

d) Descrevê-las gráfica, editorial e biograficamente;

e) Analisá-las criticamente quanto a seu caráter literário e pedagógico.

Após a leitura de parte considerável do acervo, selecionei cinco como os mais potentes para os objetivos.

Resultados

Por que Lulu de Fabrício Carpinejar pode ser um potente instrumento para apresentar e dialogar sobre o direito à liberdade, ao respeito e à dignidade?

Obra instigante, complexa, escrita por um autor brasileiro respeitado, à primeira vista, Lulu não é o que parece.

Iniciando pelo título.

Lulu costuma ser um apelido ou um diminutivo. Ao ler a capa, sou convidada a pensar em uma bebê, uma criança pequena ou mesmo em algum adulto que manteve o apelido de infância. No entanto, logo depois das primeiras frases inscritas na primeira página – Lulu não escuta a chaleira chiando. Lulu não escuta o sussurro. Lulu não escuta a grama encurvando antes da chuva... – é minha emoção que passa a acompanhar a forma poética de perceber a singularidade do cotidiano da personagem.

Carpinejar, o autor, sussurra em meus ouvidos ouvintes que o silêncio existe. E, depois disso, nunca mais pude esquecer que sim, há som quando a grama encurva antes da chuva! E há vida quando se doma o medo, quando não se mostra vantagem nem superioridade.

Escrito em frases curtas e marcantes, narra poeticamente o silêncio na vida de uma menina, a Lulu do título. Com capa acartonada e ilustrações de Serena Riglietti,  Lulu se sustenta literariamente. Mais que isso, é uma porta aberta a pensar a singularidade. E por isso, cabe tão bem na lista de sugestões para abrigar diálogos sobre direitos.

Neste caso, direito à liberdade, ao respeito e à dignidade.

Lulu, ainda, tem qualidades pedagógicas. Pode ser destinado à formação de leitores sobre o tema acima referido e que integra o ECA, mas, também, pode vir a apresentar aos pequenos, um modo de vida de um grupo de pessoas: as que ouvem pouco ou não ouvem nada. Necessita, para a leitura em voz alta, para si e para os outros, de delicadeza, fôlego e resiliência. Demanda um leitor ciente de seus limites, de suas possibilidades de mediador, de suas qualidades pedagógicas, de suas potencialidades como letrado.

O livro de 32 páginas é em Português e, ao fim, inclui minibiografia do autor e da ilustradora. Foi lançado pela Editora Edelbra em 2014. Fenômeno de vendas à época, não se encontra na maioria das listas de livros do escritor quando se busca, na rede, informações sobre sua biobibliografia.

Provavelmente, por ser “para crianças”.

Para mim, é um dos melhores e mais profundos livros do autor.

Universal por escrever sobre uma infância que não ouve, em Lulu Carpinejar aborda o medo.

E...

Quem não tem medo?

Por que Lulu representa o direito à liberdade, ao respeito e à dignidade?

Investir em modos de pensar, em pluralidade de ideias é permitir que o silêncio se instale entre os leitores e os ouvintes. Que lugar mais adequado que a sala de aula para isso? Potente desencadeador de reflexões e diálogos, Lulu oportuniza reflexões sobre o conceito de dignidade e respeito.

Instiga a considerar o que é respeito.

O que é dignidade.

O que é liberdade.

Carpinejar, no livro, apresenta conceitos. Silêncio, batimentos cardíacos, barulho do estômago, chio de chaleira, “galhos cerzindo casacos de frutas”. Apresenta noções de percentual de escuta, ao escrever: “Cinquenta por cento num ouvido, quarenta no outro. Lulu não escuta” (2014: páginas 18 e 19). Lulu reúne, assim, qualidades suficientes para um mediador oferecer, através da leitura literária, contato profundo com uma nova e inesperada existência, que podemos experimentar se “taparmos” ou ouvidos. No livro, a “diferença” da personagem não é menos nem falta.

Pelo seu poder reverberador, me ensina a pensar em aprimorar minha escuta. Não a orgânica, biológica. A escuta das pessoas e do mundo que nos cerca.

Mais...

Quer saber mais sobre este livro? Encontrei uma resenha bem interessante. Leia em: https://olhandoporai.wordpress.com/2015/03/12/resenha-lulu-fabricio-carpinejar/

No site da Livraria da Travessa (https://www.travessa.com.br/lulu-1-ed-2014/artigo/00db6ada-efa7-4ec9-b4b5-99d3cc5b04ed) há outra resenha. Leia:

Este livro traz um tipo de personagem normalmente distante das histórias infantis: Lulu é uma menina com deficiência auditiva. Fabrício Carpinejar apresenta de forma poética e com uma percepção muito singular, o cotidiano de uma menina observadora e sensível. O cotidiano de Lulu é diferente? Tudo para Lulu é menos complicado do que pode parecer, assim como são simples as coisas para todas as crianças. E neste livro as ilustrações de Serena Riglietti enchem de cor a poesia das coisas simples.

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Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

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