segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Ettore e o impacto da delicadeza

 

O impacto da arte do belo e forte

Cristina Maria Rosa

Eu li e recomendo Ettore, L’uomo straordinariamente forte, de Magali Le Huche. Traduzido para o italiano por Maria Chiara Rioli, foi editado em 2013 pela Settenove Edizione em Caglia (PU).

Conheci o livro em setembro, quando estive em Torino, Italia. Na Le Altalene, Libri & Caffè. Ao chegar lá, queria livros da Casa Editrice Lo Stampatello. Encontrei.

E encontrei Ettore!

É impactante.

O livro apresenta uma storia muito interessante: um homem forte e musculoso que, em segredo...

Em segredo! Não vou contar...

A trama faz pensar.

E oferta a nossos pequenos, especialmente aos meninos culturalmente “bombardeados" por scripts de superioridade que, dentro de um homem forte pode se “esconder” um grande coração, uma personalidade delicada.

É um livro que pode “ensinar” às crianças que a força e a gentileza não são qualidades antagônicas, que não se deve envergonhar-se de suas próprias escolhas, desejos, paixões e do que se gosta só para aderir ao senso comum ou “ser aceito” e “do grupo”.

Com esplendidas ilustrações, Ettore é arte e educação!

Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog