Livros sendo lidos: a extensão da FaE UFPel
Cristina
Maria Rosa
Foi hoje, dia 17 de outubro que Luzia Helena Brandt Martins e a Diuli Wulff apresentaram o trabalho que desenvolvem desde junho de 2022 com um grupo de leitura literária.
Quem são essas duas mulheres?
Estudantes de Pedagogia e bolsistas
PET Educação, coordenam um grupo de leitura literária cujo foco é aprender a
ser.
Mediadoras.
Coordenadoras.
Incentivadoras.
Do livro e da Literatura.
A plateia, reunida, foi convencida que
as duas estudantes conseguem fazer isso.
Eu estava lá.
E assisti, emocionada, a apresentação.
Parte do resumo...
No resumo, as autoras declaram que “a
Leitura Literária é um momento de interação agradável e sem outros objetivos
entre o texto escrito e o leitor a não ser o prazer de ler” E completam:
Segundo
Graça Paulino (2014), “a leitura se diz literária quando a ação do leitor
constitui predominantemente uma prática cultural de natureza artística,
estabelecendo com o texto lido uma interação prazerosa’’. Para a autora, o
gosto pela leitura “acompanha seu desenvolvimento”, sem que “outros objetivos
sejam vivenciados” como mais importantes, “embora possam também existir”. O pacto
“entre leitor e texto inclui, necessariamente, a dimensão imaginária, em que se
destaca a linguagem como foco de atenção”, pois através dela “se inventam
outros mundos, em que nascem seres diversos, com suas ações, pensamentos,
emoções”.
Pensando e propondo um grupo,
consideram possível um “processo de apropriação da Literatura enquanto
linguagem” (COSSON, 2014), ou seja, o Letramento Literário. Para oportunizar
que este ocorra, algumas ações pedagógicas são necessárias. Quais? As autoras
respondem: "a) aproximação entre leitor e a obra literária e; b) espaço de
compartilhamento de leituras".
Objetivos
Para que as duas estudantes da
Licenciatura em Pedagogia responsáveis pela atividade de extensão possam
aprender com o processo, é necessário que tenham como objetivo a ampliação do
repertório literário de todos e “acolher (...) as mais diversas manifestações
culturais, reconhecendo que a literatura se faz presente não apenas nos textos
escritos, mas também em outros tantos suportes e meios”.
Assim, a “Leitura Colaborativa” pode
ser tomada como uma das bases para que este grupo de leitura exista. Esta, de
acordo com Brakling (2014), “baseia-se no princípio teórico-metodológico de que
se aprende em colaboração com o outro”. Resultante dessa ideia e tendo em vista
a diversidade de saberes e percepções sobre a leitura que qualquer pessoa possui,
a proposta é que, além dos debates acerca da obra, o que ler também será uma
decisão do conjunto dos participantes.
Livro escolhido
A mãe da mãe de sua mãe e suas
filhas, de Maria José Silveira foi a obra escolhida para ser a primeira. Na
trama, que possui pouco mais de trezentas páginas, conhecemos uma deliciosa
retrospectiva romanceada da história do Brasil, contada por meio da vida de
mulheres e suas descendentes.
Para ler uma apreciação da obra, clique
em: https://portalimulher.com.br/a-mae-da-mae-de-sua-mae-e-suas-filhas-maria-jose-silveira/
Para conhecer mais sobre o trabalho da Luzia e da Diuli, clique em: http://peteducacao.blogspot.com/2022/05/pet-educacao-na-8-siiepe-2022.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário