Descritores: uma aula na pós-graduação em Educação
Cristina
Maria Rosa
Foi hoje, dia 17 de outubro que Ieda
Kurtz e eu nos reunimos para consolidar o tema, problema e metodologia de seu
trabalho a ser desenvolvido como pesquisa e artigo final na Pós-Graduação em
Educação que ela está desenvolvendo desde agosto de 2022.
Inicialmente interessada na gestão
escolar, Ieda tem observado como o tema se apresenta e desenvolve na escola em
que trabalha como Pedagoga desde 2020. Ao mesmo tempo, tem tido a oportunidade
de exercer a docência no Ensino Fundamental, onde se revela uma excelente
formadora de leitores.
Ao se relacionar com todas as demais
instâncias da escola, Ieda percebeu que a Gestão – integrada por ações de
coordenação e direção, entre outras – tem impacto constante na sala de aula e nos
demais espaços da instituição e, assim, deve ser compreendida por todos que ali
se encontram para aprender e ensinar. Todos, não apenas quem está em cargos e
tem responsabilidades mais ampliadas que os professores com suas turmas de
alunos.
Descritores
Interessadas em averiguar o que já
foi produzido sobe o tema “gestão na escola pública”, elegemos o Catálogo de
Teses e Dissertações da CAPES como referência. Este é um dos mais importantes
passos, talvez o primeiro, quando se busca produzir conhecimento. No caso da
Ieda, pesquisar e escrever um artigo final sobre o tema considerando sua escola
será o objetivo.
Ao acessar o catálogo que está
disponível de modo on-line em https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/,
imediatamente lembrei de um tempo em que eu, estudante, fazia isso manualmente.
Como? Indo às bibliotecas e lendo, um por um, os trabalhos nela contidos. Após
reconhecermos a “facilidade” com que contam hoje os estudantes por terem acesso
ilimitado a bancos de informações, decidimos focar.
Listamos aleatoriamente alguns descritores
– palavras ou expressões chave para uma busca de trabalhos que identifiquem
temas ou mesmo abordagens a serem conhecidas, consideradas, incluídas.
No campo da busca, colocamos a
expressão gestão da escola. A nossa frente,
todos os trabalhos que estão no Catálogo foram apresentados, com
várias possibilidades para nova seleção: dissertações ou teses, ano de
publicação, autor, universidade, orientador...
Ler as vinte primeiras sugestões nos levou a aprimorar a busca e
novos descritores foram sendo inseridos no campo da busca. Entre eles, gestão
da escola pública, gestão da
escola básica, conceito de gestão da escola, conceito de gestão da escola
básica e conceito de gestão da escola pública.
A escolha
Diante da quantidade de trabalhos que
o portal CAPES oferece acesso, como descobrir o que nos interessa, o que nos
aportará saberes novos e ao mesmo tempo referencial?
Tivemos sorte, eu diria.
Mais interessante que os demais, um
título imediatamente capturou nossa atenção: Gestão democrática da educação
na rede pública municipal de Pelotas: experiências de democracia participativa.
Resultante de um Mestrado em
Educação realizado pela Nailê Iunes, refere-se ao trabalho da autora no
processo que encaminhou e orientou as escolas públicas pelotenses na construção
dos Projetos Político-Pedagógicos e Regimentos Escolares no início do século
XXI.
Uma curiosidade que nos levou a
escolher este, entre os demais trabalhos ali listados, foi a declaração da
autora de que havia, nos documentos escolares a que teve acesso, a “democracia
como ideal comum”. Na Dissertação, Nailê afirma que essa evidência pôde ser
observada na leitura de documentos, mais especificamente, textos que tratam da
intencionalidade da escola. Neles, a democracia seria uma utopia “cujo
exercício sugere-se que se dê por meio da participação de todos/as que compõem
a comunidade escolar, assim como, pela conquista da autonomia pedagógica e
financeira das escolas com relação à entidade mantenedora”.
Experiente, a autora – professora da
Rede Pública Municipal de Ensino de Pelotas – teve “a oportunidade de vivenciar
diferentes experiências no campo da gestão escolar”. Nestas experiências, completa,
“como parte de um coletivo”, sempre fundamentou seu trabalho na “perspectiva da
gestão democrática”.
Próximos passos
Uma aula na Pós-Graduação é sempre
uma rica oportunidade de rever princípios, escolher caminhos metodológicos,
definir traços do saber que vamos dar continuidade. Ou divergir e reinventar.
Nas mãos (na mente, nos projetos,
nos desejos) da Ieda Kurtz, agora, a orientação para ler esta dissertação e, com
ela, aprender, capturar sentidos e relacionar. O texto de Nailê receberá, por
parte de nós duas, orientadora e especializanda, um olhar atento e aprofundado.
Pretendemos, após a leitura e fichamento, relacionar conceitos ali inseridos com as
atitudes que na escola, atualmente, representam a “gestão”.
Estudar e produzir: estes os
próximos passos!
Para saber mais...
Para conhecer o texto que Ieda vai estudar, clique em:
http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/bitstream/123456789/1730/1/Naile_Pinto_Nunes_Dissertacao.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário