quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Coisas de Infância: lançamento da obra digital


Contos de nossas infâncias em um livro digital

Cristina Maria Rosa

Resumo: No dia 28/09/2019 nos reuniremos na BPP para a leitura e lançamento do E-book Coisas de Infância, produto da Disciplina Literatura Infantil, Artes Visuais e Música, ofertada à Especialização em Educação da FaE/UFPel, ministrada no 1º Semestre letivo de 2019, no período entre 22/03 a 13/07/2019. Com fins didáticos e não comercializável, os autores podem disponibilizar o livro digitalmente a todos os interessados.


Apresentação
Herdeiros da arte de contar, nós humanos, narramos e, desse modo, existimos: como sujeitos e como espécie. É através da narrativa que nos é possibilitado criar vínculos com a cultura circundante, aprender e ensinar uns aos outros, ouvir e falar, ler e escrever, pensar, refletir, registrar. A narrativa é “um modo de conformação de realidades, em que a passagem do tempo está claramente configurada, mobilizando, para isso, elementos de linguagem” (GETHL, 2014). É arte, dolce e utile, e demanda um “outro” para existir: quem escreve deseja e precisa ser lido.
Com o objetivo de oportunizar aos estudantes da Especialização em Educação um encontro profícuo com a escrita, propus que, após refletirem sobre como as infâncias são mencionadas na literatura, relatassem “coisas de menina” e “coisas de menino” de seus tempos de criança. O intuito foi deleitar-se com a memória de cada um e, ao mesmo tempo, refletir sobre os scripts de gênero ou cultura que legitima, demarca e estabelece modos de ser para as masculinidades e as feminilidades (FELIPE, GUIZZO & BECK, 2013).
Os procedimentos tiveram início com o estudo da literatura infantil e, em especial, da literatura paradidática, em sala de aula. A fim de exemplificar o gênero, escolhi dois livros recentes – Coisa de Menina e Coisa de Menino, de Pri Ferrari – para a leitura em voz alta. Típicos do Século XXI, apresentam conceitos e convidam o leitor a pensar sobre o que é “coisa de...”. Os resultados da proposição – conhecimento do gênero literário e produção de escritas para integrar o e-book com narrativas factuais e ficcionais sobre suas infâncias – indicam que estudantes tendem a valorizar o literário quando se defrontam com a necessidade de produzi-lo. Boa leitura!

Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog