A Biblioteca Margarida, atualmente. |
BIBLIOTECA DA
ESCOLA MARGARIDA GASTAL - CAMPUS CAPÃO DO LEÃO:
RESTAURO E
AMBIENTAÇÃO
Cristina Maria
Rosa
Resumo: Com início em 2019, um grupo de estudantes, técnicos
e docentes da UFPel se propôs a intervir para ambientar e qualificar o
espaço interno da Biblioteca da Escola
Pública Municipal Margaria Gastal, no Capão do Leão.
Projeto estratégico da Gestão 2016-2020, conta com a colaboração de
diferentes cursos da UFPel e, pela primeira vez, integra comunidade (colaboradores
e financiadores da ação), administradores da Escola e da Universidade, Docentes
de diferenciados centros, técnicos administrativos que amam ler e estudantes,
futuros profissionais na escola e fora dela. O foco é produzir um espaço em que
a leitura literária e a formação de leitores sejam prioridade.
O projeto
Originado nas ações da Sala de Leitura Erico Verissimo e apoiado pelo PET
Educação, a Assessoria a Bibliotecas Escolares é uma ação de extensão (Ação 563) registrada na plataforma PREC UFPel e aprovada pelo COCEPE UFPel sob
o número 277.
Tem como foco conhecer,
projetar, intervir e realizar, em bibliotecas escolares, ações de restauro dos
ambientes internos para que a formação do leitor literário ocorra.
Desenvolve-se a convite das escolas e busca, como objetivo primeiro, realizar
espaços públicos institucionalizados por lei.
A biblioteca escolar, no
Brasil, obedece a diferenciados projetos, resoluções e manuais, entre eles, o
manifesto, válido em todo o mundo signatário
da UNESCO desde 1999. Por ser o mais importante lugar da escola – especialmente
por ser o único partilhado por todos e, ao mesmo tempo, representar nossa
cultura – é necessário para seu pleno uso, a setorização, iluminação,
ambientação e aclimatação.
Espaço mais importante
em uma escola, único partilhado por todos e representante do “imenso
patrimônio” de “obras valiosíssimas que vêm se acumulando pelos séculos” de
acordo com Ana Maria Machado (2002, p. 17), a Biblioteca escolar demanda, para
seu pleno uso, setorização, iluminação, ambientação e aclimatação. Mas,
preponderantemente, políticas de fruição da arte literária.
As referências
13/09 - Reunião com a equipe |
Cristina Rosa e Diretora Maria Tereza |
A metodologia empregada
conta com uma abordagem multidisciplinar gerida pela integração entre o olhar
da Educação como fim último – promover a leitura –, o da Arquitetura como meio
– projetar e intervir em um espaço – e o da Antropologia como questão de
pesquisa – responder para quê e para quem a universidade realiza extensão. Esta
“abordagem multidisciplinar” resultou no registro de um modo peculiar de ser e
estar em grupo: uma ousadia e um desafio representado em três linhas que formam o
projeto, o desempenho de funções no restauro do espaço e a pesquisa acadêmica.
Ações
1.
Agosto: Elaboração do projeto e contatos com Docentes na UFPel;
2.
Setembro de 2019: reuniões preparatórias (02 e 06/09) com a Direção
da escola, representada pela Diretora Maria Tereza Brum Argoud;
3.
Setembro de 2019: Montagem da equipe e criação de um grupo no Whats
App, o “Biblioteca Margarida” (05/09);
4.
Ida à escola (13/09) para ouvir a Coordenadora da Biblioteca,
professora Maria Cristina Prietto Garcia. Nesse mesmo dia, levantamento dos
dados (medidas da sala, das aberturas, listagem de móveis, contagem de livros,
diálogo sobre reciclagem);
5.
Definição do primeiro dia de trabalho: Análise do acervo e separação dos livros
adequados e ultrapassados a serem doados para reciclagem (27/09);
6.
Limpeza e avaliação de paredes, assoalho e aberturas;
7.
Limpeza do assoalho, que tem muitas camadas de cera;
8.
Produção de uma planta baixa, com a ambientação adequada;
9.
Pintura das paredes e criação de um painel em eu uma delas;
10.
Revisão da instalação elétrica, visando segurança e instalação de
pontos de luz extras;
11.
Customização de móveis, limpeza, adequação e confecção das cortinas;
12.
Reorganização do espaço, com ambientes definidos;
13.
Organização do acervo, priorizando a leitura literária.
Relatos de quem
foi...
“Chegamos à escola, por
volta das 9h e 30 minutos, eu Daniela, Profª Cristina Rosa (coordenadora e
orientadora do projeto), Débora e Alisson (alunos da Pedagogia FaE/UFPel e
PET/Educação) e o Marcos (aluno da Física/UFPel). Era a terceira reunião para o
projeto de restauro da biblioteca escolar. Fomos recepcionados pela Diretora, professora
Maria Tereza e por uma das professoras de Português da escola, além de conhecermos
a professora Cristina, responsável pela biblioteca. Ex-Diretora, contou-nos um
pouco de sua história na escola, sua trajetória, algumas melhorias e aquisições
da Biblioteca. Iniciamos, então, um inventário de tudo que havia dentro da
biblioteca: quantidade de móveis, estantes de livros, mesas, cadeiras, objetos
decorativos e outros. Também medimos a sala, as janelas, estantes e outros
móveis, para verificarmos o espaço disponível, o que deverá ser mantido e o que
deverá se possível, ser retirado ou removido para outro lugar da escola. Tudo
isso foi anotado em uma folha e fotos foram tiradas para os nossos registros. Mais
tarde, mais alguns estudantes juntaram-se a nós e sentamo-nos para conversarmos
sobre nossas primeiras impressões da biblioteca”. Daniela Pires Moreira de Castro
“Aos treze dias do mês de
setembro, reuniram-se na biblioteca da Escola Municipal Margarida Gastal
(município de Capão do Leão) a diretora da mesma, uma professora de português,
a bibliotecária responsável, a professora da UFPel e tutora do PET Educação
Cristina Rosa, os alunos do curso de pedagogia da UFPel: Alisson Batista,
Débora Monteiro, Angélica Karsburg, Paloma
Wiegand e Daniela Castro, os alunos
do curso de física da UFPel: Marcos Alexandre, Renata Schneider, Thissiana
Fernandes e André Mello. Foram realizados levantamentos e registros da mobília
presente na biblioteca. Também foram realizadas medições das paredes, janelas e
porta e construído um rascunho da planta do local. A seguir foi realizada uma
conversa sobre algumas ideias iniciais e feito o planejamento das próximas
atividades a serem realizadas” Alisson
Castro Batista.
“Era manhã, cedo, quando
esperávamos na fila do ônibus de apoio da UFPel, em frente ao Instituto de
Ciências Humanas (ICH), esquina Centro de Artes, uma outra bolsista e eu.
Depois de mais de uma hora pudemos embarcar, e logo chegamos. Lamentavelmente,
ao fim da reunião. Mas não em vão, pois observamos o lugar, e o modo como ali
era tratado. Acompanhamos as últimas considerações em relação à necessidade de
reparo: uma folha cheia, pelo que vi. Há muito que fazer, as expectativas são
grandes, o prazo, nem tanto. Contudo, a força de vontade dos envolvidos, a
doação de materiais necessários, encontros semanais e planejamentos atrás de
planejamentos são ponto de partida para que seja garantido – porque
"finalizado", acredito não caber a algo relacionado ao conhecimento –
um local acolhedor, não só às crianças, mas à comunidade escolar num geral” Paloma Wiegand.
CRÉDITOS:
Equipe:
Coordenação: Drª Cristina Rosa
Colaboração: Alejandro Martins Rodriguez, Aline Ribeiro Paliga e Diuliana Lenadro (CENG); Heloisa Duval de Azevedo (FaE), Lúcia Peres (Assessoria Reitor/UFPel), Patrícia de Borba Pereira (Bibliotecas/UFPel) e Rogéria Guttier (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura/UFPel)
Estudantes: Alisson Castro Batista, Angélica Karsburg, Débora Monteiro e Paloma Wiegand – Pedagogia; André Mello, Marcos Alexandre, Renata Schneider e Thissiana Fernandes – Física; Daniela Castro – Letras; Carlos Etchepare e Luiz Guilherme Sampaio (CENG).
[1]
Documentos disponíveis on-line na página do MEC e na SEC/RS: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/biblio_esc.pdf
https://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/sebe_manual_biblioteca.pdf
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