quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Repertório literário de estudantes de Pedagogia em 2020

 

Repertório literário de estudantes de Pedagogia

Cristina Maria Rosa

 

Quais narrativas, lendas, contos e poemas leram os estudantes recém-chegados à Universidade? Quais gêneros literários integram o repertório de estudantes de Pedagogia?

Matriculados em Teoria e Prática Pedagógica I, uma disciplina que dá início ao estudo de temas que são a “coluna vertebral” da licenciatura, a tarefa foi sugerida pela docente e entregue pelos estudantes no dia 12 de novembro.

Conheça o repertório de parte dos estudantes, lendo a lista a seguir, organizada em ordem alfabética. Ao lado do título, quantas vezes foi mencionado.

Repertório literário: o que é isso?

Repertório é um grupo de informações literárias pessoal, único, formado ao longo do tempo em que herdamos, produzimos e utilizamos informações, emoções, memórias, palavras, inventos. É diferente de acervo, embora tenha algumas semelhanças...

Repertório é o grupo de emoções e informações literárias que acumulamos ao longo da vida e que dão sentido ao que chamamos “literatura em minha vida”.

No dicionário, repertório significa “conjunto, índice, aglomerado, coletânea, compilação, coleção, grupo de saberes sobre algo”. Mas também, “conjunto de experiências de vida que cada um de nós possui”. No caso de repertório literário, é o conjunto de experiências literárias que temos e consideramos importantes, imprescindíveis para o letramento.

Assim, desde o primeiro contato com o livro e seu significado até a escolha por gêneros e autores prediletos há um longo processo de alimentação do que se conhece por repertório. Ele é infinito, nem sempre passível de ser descrito, mas reverbera em nossa vida para sempre. Importante antes, durante e posteriormente à escola.

Bônus

Leia mais sobre o tema Acervo X Repertório em: http://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2017/06/repertorio-e-acervo-indispensaveis.html

O repertório dos estudantes em novembro de 2020

Indicados como “livros que lembro ter lido na infância”, “minha lista de livros” ou “livros que eu li”, a tarefa foi muito bem realizada. Um dos estudantes destacou nunca ter sido “um bom leitor”. Apesar disso, listou os livros que lembrou “ter lido ou ouvido a história”. E uma das futuras professoras declarou: “Cada história literária que conheço, por mais que não seja a quantidade que gostaria (queria ter lido muito mais), é de extrema importância para a minha vida”.

Ao apresentar sua lista, uma estudante escreveu: “livros infantis que li para mim e, posteriormente, para minha filha quando pequena”. Esta declaração indica que um repertório pode ser uma herança cultural, passando de geração em geração.

Listo a seguir, “os livros de literatura infantil” ou outros, não infantis, que integram o repertório literário de meus alunos na Disciplina TPP I, da Licenciatura me Pedagogia no 1º semestre de 2020.

A arca de Noé, A barraca do beijo, A bela adormecida (3), A bela e a fera (5), A Cabana, A Cigarra e a Formiga, A culpa é das estrelas (3), A história de uma bicicleta, A menina dos fósforos, A menina que roubava livros (2), A Moreninha, A pequena sereia (3), A princesa e a ervilha, A princesa e o sapo, A raposa e as uvas, Acertando minhas finanças, Ainda sou eu, Anne da ilha, Anne de avonlea, Anne de Green gables, As 4 vidas de 1 cachorro e As mulheres nazistas. Na letra “A” ainda apareceu: A 5 passos de você. E Iniciando com número o título “500 dias sem você”.

Iniciando com a letra “B” foram citados: Bambi, Branca de Neve (4), Branca de Neve e os sete anões (4) e Btk máscara da maldade. Com a letra “C”, Cachinhos Dourados (2), Casa de pensão, Chapeuzinho vermelho (7), Cidades de Papel, Cinderela (8), Coleção Feras Futebol Club e Como eu era antes de você (3).

Títulos com a letra “D” foram: De repente Ana, Depois de você; Diário de um adolescente hipocondríaco, Diário de um mago, Dom Casmurro, Dom Quixote e Dumbo. Extraordinário, H. H. Holmes, o maligno e Iracema representaram títulos iniciados pelas letras “E”, “H” e “I”. Na letra “J”, mencionados foram: João e Maria (2), João e o pé de feijão (2). Marcelo, marmelo, martelo, Menina bonita do laço de fita e Meninos sem pátria representaram as lembranças iniciadas com a letra “M

Os títulos iniciados pela letra “N” foram: Na beira do rio Piedra eu sentei e chorei, Não olhe para trás, Não se apega não, Não se iluda e Negrinha.

Iniciados com a letra “O” estão nesta lista – que representa o repertório de licenciandos em Pedagogia os seguintes títulos: O alquimista, O amor venceu, O cortiço, O diário de Anne Frank (2), O gato de botas, O homem do saco, O jogo perfeito, O Mágico de Oz (3), O menino do pijama listrado, O menino maluquinho (3), O meu pé de laranja lima, O patinho feio (6), O pequeno príncipe (2), O som do amor, O tempo e o vento, Orgulho e preconceito e Os três porquinhos (9).

Quando o titulo lembrado e/ou lido inicia com a  letra “P”, apareceram: Peter Pan (2), Piano vermelho, Pinóquio (8), Português ou brasileiro?. E, com a letra “Q”, os seguintes: Quando o passado não passa, Quatro vidas de um cachorro, Quem é você Alaska? (3) e Querido John.

Iniciados pelas letras “R”, “S”, “T”, “U” e “V” os títulos foram: Rapunzel (8), Se abrindo para a vida, Sherlock Holmes, Simplesmente Ana, Skull a caveira de cristal, Tenha Sucesso Sendo Você Mesmo, Tudo e todas as coisas, Um capeta na vila da fumaça, Um mais um, Um porto seguro e Vale do arco-íris.

Livros e seus autores...

Entre o grupo de memórias que integram o repertório de meus alunos, alguns livros foram citados acompanhados de seus autores. São eles: A culpa das estrelas, de John Green, A mulher que matou os peixes, de Clarice Lispector, A parte que falta, de Shel Silverstein, Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque; Diana, de Andrew Norton, Dom Casmurro, de Machado de Assis, Enola Holmes, de Nancy Springer, Extraordinário, de R.J. Palacio, Na minha pele, de Lázaro Ramos, O menino do pijama listrado, de John Boyne, O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, O tempo e o vento, de Erico Verissimo e Rita Lee: autobiografia.

Outros...

Os licenciados mencionaram ainda, ter lido “diversos gibis da Turma da Mônica”, “algumas biografias”, “romances, como Sabrina e Bianca” e “uma infinidade de  gibis e jornais”.

Agradeço a todos pela tarefa cumprida e desejo novas e instigantes leituras...

 

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Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

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