terça-feira, 18 de setembro de 2018

Leitura e escrita literária na UNATI: Chapeuzinho Vermelho


Na sexta, dia 14 de setembro, teve início mais uma incursão de estudantes integrados à UNATI/UFPel. Foi na disciplina Leitura e Escrita Literária que será desenvolvida entre Setembro e dezembro de 2018 pela Docente Cristina Maria Rosa, tendo como Monitoras as estudantes Cláudia Sousa e Fernanda Santos e contando com a colaboração das estudantes Ieda Kurtz e da Pedagoga Érica Machado Leopoldo.
A disciplina terá como foco o estudo de um acervo que integra como fonte criativa, um projeto de escrita literária para adultos que frequentarão a disciplina Literatura II na UNATI. Trata-se de literatura produzida para pensar, apreciar e se aventurar a escrever textos de diferentes gêneros.
A base teórica para o desenvolvimento da proposição são três obras de autores que se dedicam a formar novos escritores: Luís Augusto Fischer, Graça Paulino, Jane Tutikian e Pedro Gonzaga.
Como argumento, a docente, no primeiro dia de aula, após a leitura do programa, informou aos estudantes que não há uma “fórmula” do “escrever bem”, mas existe, sim, o conjunto de referências que podem desencadear um processo de registro de diferenciados gêneros literários como o poema, a biografia, o conto e o romance.
Nesse processo, conta e muito, a formação do leitor que deseja escrever. A “dica” é aliar observação criteriosa ou mesmo desavisada a uma escuta atenta do que nos ocorre, todos os dias. E, logo, por em prática – descrever, narrar, recontar, comentar, avaliar, criticar, rir – a ideia ou motivação que se originou dessa “escuta”.
O que é escrever?
Para Cristina Rosa, docente da disciplina, a prática da escrita nada mais é do que – com um léxico e uma gramática mais uma pitada de estilo – uma maneira de existir no mundo. Peculiar, única, incomparável, portanto. O “domínio da técnica narrativa” é um exercício constante e desafiador que poucos afirmam ter, mesmo os grandes escritores. 
A primeira tarefa:
Após a leitura Le petit Chaperon Rouge, conto de fadas de origem europeia publicado pela primeira vez em 1697, pelo francês Charles Perrault, em voz alta pela professora, cada estudante foi convidado a elaborar um bilhete anônimo, a ser enviado à mãe de Chapeuzinho Vermelho, relatando o encontro dela com o lobo na floresta.
Em breve, os bilhetes escritos...

Referências
FISCHER, Luis Augusto. Filosofia Mínima: ler, escrever, ensinar e aprender. Porto Alegre, Editora Arquipélago, 2011;
PAULINO, Graça. Literatura: participação e prazer. São Paulo, Editora FTD, 1987.
TUTIKIAN, Jane e GONZAGA Pedro. Escreva! Guia de Escrita Criativa. Porto Alegre: Editora Leitura XXI, 2015.









Um comentário:

Unknown disse...

Parabens, Cristina, por mais esse empreendimento. É a academia a servico da Sociedade.

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog