quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Leitura e Escrita Literária: um programa para a UNATI UFPel


A prática da escrita é peculiar, única, incomparável...
Cristina Mria Rosa

A disciplina Leitura e Escrita Literária, a ser ofertadas aos alunos da UNATI em 2018/2 na UFPel, terá como foco o estudo de um acervo que integra como fonte criativa, um projeto de escrita literária para adultos que frequentarão a disciplina Literatura II na UNATI. Trata-se de literatura produzida para pensar, apreciar e se aventurar a escrever textos de diferentes gêneros.
O referencial teórico para o desenvolvimento da proposição são três obras de autores que se dedicam a formar novos escritores: Luis Augusto Fischer, Graça Paulino, Jane Tutikian e Pedro Gonzaga.
O argumento central para a proposição é que não há uma “fórmula” do “escrever bem”, mas existe, sim, o conjunto de referências que podem desencadear um processo de registro de diferenciados gêneros literários como o poema, a biografia, o conto e o romance. Nesse processo, conta e muito, a formação do leitor que deseja escrever. A “dica” é aliar observação criteriosa ou mesmo desavisada a uma escuta atenta do que nos ocorre, todos os dias. E, logo, por em prática – descrever, narrar, recontar, comentar, avaliar, criticar, rir – a ideia ou motivação que se originou dessa “escuta”.
A prática da escrita nada mais é do que – com um léxico e uma gramática mais uma pitada de estilo – uma maneira de existir no mundo. Peculiar, única, incomparável, portanto. O “domínio da técnica narrativa” é um exercício constante e desafiador que poucos afirmam ter, mesmo os grandes escritores.

Cronograma do segundo semestre de 2018
31/08 – O que é literatura? Diálogo e apresentação do programa
07/09 – Dois gêneros literários; O conto e a Poesia
14/09 – Lendo e escrevendo contos
21/09 – Lendo e escrevendo contos
28/09 – Lendo e escrevendo contos
05/10 – Lendo e escrevendo contos
12/10 – Lendo e escrevendo contos
19/10 – Aula na Livraria Vanguarda do Partage Shopping Cassino e café da tarde com poesias.
26/10 – Lendo e escrevendo poesia
02/11 – Lendo e escrevendo poesia
09/11 – Lendo e escrevendo poesia
16/11 – Lendo e escrevendo poesia
23/11 – Selecionando e ensaiando a leitura de contos e poemas.
30/11 – Preparando a leitura literária: ensaios de contos e poemas
07/12 – Contos e Poemas: Sarau de encerramento com convidados e café da tarde.

Livros a serem lidos e tarefas de escrita a serem desenvolvidas:
14/09 – Narrativa clássica: “Era uma vez...”.
Leitura de Le petit Chaperon Rouge, conto de fadas de origem europeia publicado pela primeira vez em 1697, pelo francês Charles Perrault. Tarefa: Elabore um bilhete anônimo, a ser enviado à mãe de Chapeuzinho Vermelho, relatando o encontro dela com o lobo na floresta. A menina foi observada por ti, que estava por ali, colhendo frutas silvestres...
21/09 – Narrativa moderna: “No reino da Bestolândia...”
Leitura de Pandolfo Bereba, de Eva Furnari. Tarefa: Escreva a biografia de Pafúncia, a jovem que Pandolfo conheceu em uma esquina da Bestolândia.
28/09 – Narrativa do Século XXI: “Fronteiras tênues entre real e imaginário”.
Leitura de A história mais triste do mundo, de Mário Corso. Tarefa: Componha a despedida que o protagonista deixou ao sair de casa e entrar para o circo. Ela foi publicada nos jornais da cidade...
05/10 – Narrativa feminista: Vingança?
Leitura de Caixinha surpresa, de Jane Felipe em Contos para ler a três. Tarefa: Escrever sob o título: “Revelo por que te traí...”
12/10 – Narrativa Biográfica: Herdar e legar...
Leitura de Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado.
Escreva “Um segredo guardado a sete chaves...”, conto que será encontrado por uma bisneta, em uma gaveta de tua cômoda...
26/10 – Lendo e escrevendo poesia: “Eu ainda não era uma Vez...”
Leitura de Inês, de Roger Mello e Mariana Massarani.
Escreva a primeira carta que Pedro enviou à Inês, presa na torre em Castela.
02/11 – Lendo e escrevendo poesia
 Leitura de Um útero é do tamanho de um punho, de Angélica Freitas.
Escrita de “Para meu grande amor, um poema...”
09/11 – Lendo e escrevendo poesia.
Leitura de Fita verde no cabelo, de João Guimarães Rosa. Tarefa: Escrita de “O que não disse para meu filho...”
16/11 – Lendo e escrevendo poesia.
Leitura de O adiado avô, de Mia Couto. Tarefa: Escrita de “O que sempre pensei a teu respeito...
23/11 – Lendo e escrevendo poesia.
Leitura de Vermelho amargo, de Bartolomeu Campos de Queirós. Escrita de “Aos meus avós, um poema...”

Referências
FISCHER, Luis Augusto. Filosofia Mínima: ler, escrever, ensinar e aprender. Porto Alegre, Editora Arquipélago, 2011;
PAULINO, Graça. Literatura: participação e prazer. São Paulo, Editora FTD, 1987.
TUTIKIAN, Jane e GONZAGA Pedro. Escreva! Guia de Escrita Criativa. Porto Alegre: Editora Leitura XXI, 2015.

Créditos:
UNATI – UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE
Programa Literatura II – Leitura e Escrita Literária
Setembro a dezembro de 2018
Docente: Cristina Maria Rosa
Monitoras: Cláudia Sousa e Fernanda Santos
Colaboração: Pedagoga Érica Machado Leopoldo

Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog