segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Livros que ensinam a pensar Matematicamente

Uma de minhas ex-alunas, professora agora, enviou um e-mail solicitando ajuda para a escolha de livros que "ensinem" matemática aos pequenos. Respondi a ela que estes livros não existem.
No entanto, há alguns que podem ser apoio no estudo de noções matemáticas como quantidade e suas relações, por exemplo. E indiquei alguns. A seguir, a lista dos indicados:

1. Um deles é: Os problemas da família Gorgonzola, da Eva Furnari. Embora ele pareça mais complexo que a capacidade de compreensão de meninos e meninas de sete, oito anos, a escrita de Furnari oferece sugestões inspiradoras para elaborar exercícios de compreensão do que é e para que servem as quantidades.
2. Da mesma autora há Listas Fabulosas. Eu adoro. É um jeito de ensinar quantidades, inspiradas em listas de coisas quaisquer. Pode ser listas de pedacinhos que temos no corpo, por exemplo: Quantas orelhas? Quantos dedos? Quantos fios de cabelo? E se fôssemos adicionar tudo isso, quantos “pedacinhos” teríamos?
3. Outro livro é A casa sonolenta. Nele há a apresentação da noção de muitos, de infindável, de continuidade e de adição e subtração. Com a frase “Era uma vez uma casa sonolenta onde todos viviam dormindo”, é evidenciada a ideia de princípio e, após, a relação de um mais um: “Nessa casa tinha uma cama”, “Nessa cama tinha uma avó”, “Em cima dessa avó tinha um menino”, e assim por diante. Ao final, todos, um depois do outro, acordam.
4. Outro livro, bem simples e didático, é Cabe na Mala, da Ana Maria Machado, que explora a ideia de inserir mais um, aumentando assim as quantidades.
5. Bartolomeu Campos de Queiros escreveu Os cinco sentidos e, embora o tema seja outro, podes utilizar a noção de mais um sentido que temos para o mais um, da adição e o menos um, da subtração. Podes até brincar com a noção de seriação. Ex: O que vem primeiro? E depois?
6. E não dá para esquecer do livro A Zeropéia, do Ziraldo. A noção nele é de subtração ou menos um. Ela vai amarrando as patinhas (tinha cem no início) e vai ficando sem movimento.
Espero ter ajudado.
Vou continuar pesquisando...

Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog