DIREITOS DAS CRIANÇAS EM OBRAS LITERÁRIAS:
UM ESTUDO NOS ACERVOS DA UFRGS E UFSC
Cristina Maria Rosa
Projeto de estudo em Estágio Pós-Doutoral
2022 - 2023
Resumo: No estudo proponho conhecer, descrever e analisar o grupo
de obras literárias para a infância existente em duas Faculdades de Educação, a
saber: a Biblioteca da FaE/UFSC e acervo do @literalise e Biblioteca da FACED/UFRGS
e acervo do projeto “Quem quer brincar?”. O foco é compor o rol de obras que
subsidiam a formação de docentes nestas duas instituições e, de maneira
explícita ou implícita, tratem de personagens e/ou enredos vinculados aos
direitos das crianças pautados no Estatuto da Criança e do Adolescente. A imersão
ocorrerá primeiro no grupo de pesquisa Educação e Infância, com foco em
Violências, Gênero e Direitos das crianças, com a supervisão da Drª. Patrícia De
Moraes Lima (UFSC). A segunda imersão será na Linha de Pesquisa Educação,
Sexualidade e Relações de Gênero (FACED/UFRGS), sob a supervisão da Drª. Jane
Felipe, pesquisadora no Eixo Temático Infâncias, Gênero
e Sexualidade. Ler
todas as obras pertencentes aos acervos, selecionar as mais relevantes no que
tange aos temas das linhas de pesquisa e analisá-las criticamente é o caminho metodológico escolhido. A análise documental é
preponderante para a configuração de um rol de obras a serem acionadas na
formação de professores, bibliotecários e gestores escolares.
Palavras-chave: Infâncias; Literatura; Acervos literários; Formação de professores;
Direitos das crianças; Gênero; Sexualidade; Violências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário