terça-feira, 4 de maio de 2021

Infâncias nas palavras de Ieda Kurtz

 


Infâncias

Cristina Maria Rosa

Reuni em Infâncias, contos que revelam meu peculiar olhar sobre as crianças que me cercam desde que tive a minha própria criança, há vinte e seis anos atrás. Ao observar como meu filho foi se constituindo criança, o que perguntava, fazia, como sorria, como escolhia amigos e o que permitia que eu conhecesse através de seus relatos, tiver a oportunidade de registrar pequenas histórias de meninos e meninas que conviveram conosco. Foi desse modo que eduquei meu olhar e escuta. Hoje, adultos, eventualmente esses meninos me narram acontecidos, só para os terem escritos. Sobre minha autoria, Ieda Kurtz escreveu:

Cristina Maria Rosa é graduada em Pedagogia pela UFSM, Doutora em Educação pela UFRGS, pesquisadora e professora da Faculdade de Educação da UFPel. Tem nos livros e na literatura uma paixão. Com olhar sensível, ao mesmo tempo em que apresentava ao seu filho o universo da literatura e das histórias infantis, percebeu que suas alunas não possuíam o hábito da leitura. Sabedora de sua importância na escolarização de uma criança, especialmente na fase em que estão se inserindo na cultura escrita, passou a incentivá-la em suas aulas e decidiu aperfeiçoar-se, tornando-se especialista em Literatura Infantil e, por conseguinte, escritora. Cristina é observadora e, com ouvido apurado e sensibilidade, ao lhe serem relatados fatos do cotidiano infantil, transforma-os em belíssimos contos. (AZEVEDO, Ieda Maria Kurtz de. Um olhar sobre a autora. Pelotas, 2021).



Nenhum comentário:

Alfabeteando...

Um "Alfabeto à parte" foi criado em setembro de 2008 e tem como objetivo discutir a leitura e a literatura na escola. Nele disponibilizo o que penso, estudos sobre documentos raros e meus contos, além de uma lista do que gosto de ler. Alguns momentos importantes estão aqui. 2013 – Publicação dos estudos sobre o Abecedário Ilustrado Meu ABC, de Erico Verissimo, publicado pelas Oficinas Gráficas da Livraria do Globo em 1936; 2015 – Inauguração da Sala de Leitura Erico Verissimo, na FaE/UFPel; 2016 – Restauro e ambientação da Biblioteca na Escola Fernando Treptow, inaugurada em 25 de novembro; 2017 – Escrita da Biografia literária de João Bez Batti, a partir de relatos pessoais. Bilíngue – português e italiano – tornou-se um E-Book; 2018 – Feira do Livro com Anna Claudia Ramos (http://annaclaudiaramos.com.br/). 2019 – Produção de Íris e a Beterraba, um livro digital ilustrado por crianças; 2020 – Produção de Uma quarentena de Receitas, um livro criado para comemorar a vida; 2021 – Ruas Rosas e Um abraço e um chá, duas produções com a UNAPI; 2022 – Inicio de Pesquisa de Pós-Doutorado em acervos universitários. Foco: Há livros literários para crianças que abordem o ECA? 2023 – Tragicamente obsoletos: Publicação de um catálogo com livros para a infância.

Arquivo do blog