Infâncias
Cristina Maria Rosa
Reuni em Infâncias, meu peculiar olhar sobre as crianças que me cercam. Observo o que pensam, como falam, o que escolhem para si no convívio com os adultos. Percebi que buscam, com furor, muitas vezes, nosso olhar de aprovação. Outras, ignoram nossa autoridade e nos desafiam a incluir suas lógicas em nossas verdades.
Mas...
Preponderantemente, descobri que sempre amei esses seres humanos em desenvolta e instigante presença na minha vida.
A ser lançado em maio, Infâncias,
o meu mais novo e-book contou com a obra (trabalho artístico e intelectual) de muitas pessoas. Entre elas, Ellem
Rudijane Moraes de Borba que escreveu na Apresentação:
"A obra é composta por
pequenos contos formando um mosaico de olhares sobre a infância. O primeiro
conto: A fada dos moranguinhos trata-se de uma autoficção, nele a autora relata
parte de sua infância, seus contatos com os livros e os caminhos que trilhou
para se tornar uma escritora. Este conto dá o tom da obra, como observado no
seguinte trecho: “Algumas coisas eu não lembro. Então invento. Outras eu lembro
bem. E não gosto. Então, invento”. Importa considerar aqui as palavras de
Julien Serge Doubrosvsky, ao descrever o gênero autoficção: “[...] A ‘verdade’,
aqui, não poderia ser uma cópia exata, claro. O sentido de uma vida não está
num lugar, não existe. Não está por ser descoberto, mas por ser inventado, não
em seus detalhes, mas em seus rastros: ele está por ser construído”
(DOUBROVSKY, 1988, p.77). Desta forma, a obra vai se construindo, ofertando ao
leitor um desfile de personagens reais, observados através de um olhar atento,
que coloca em evidência detalhes significativos, relatados por familiares,
amigos, papais, mamães, avós, tios... E, também, através da mídia, como no
conto “Os treze de Platão”. As narrativas são carregadas de imagens e reflexões
propondo olhares múltiplos e específicos, através dos quais as personagens e os
eventos apresentados flutuam entre o “real” e a “ficção”, dando vida e poesia
ao texto em um estilo único e criativo de trabalho com a linguagem e com a arte
de escrever.
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