segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Prazer e compromisso: um grupo de leitura literária

 


Livros sendo lidos: a extensão da FaE UFPel

Cristina Maria Rosa

 

Foi hoje, dia 17 de outubro que Luzia Helena Brandt Martins e a Diuli Wulff apresentaram o trabalho que desenvolvem desde junho de 2022 com um grupo de leitura literária.

Quem são essas duas mulheres?

Estudantes de Pedagogia e bolsistas PET Educação, coordenam um grupo de leitura literária cujo foco é aprender a ser.

Mediadoras.

Coordenadoras.

Incentivadoras.

Do livro e da Literatura.

A plateia, reunida, foi convencida que as duas estudantes conseguem fazer isso.

Eu estava lá.

E assisti, emocionada, a apresentação.

Parte do resumo...

No resumo, as autoras declaram que “a Leitura Literária é um momento de interação agradável e sem outros objetivos entre o texto escrito e o leitor a não ser o prazer de ler” E completam:

Segundo Graça Paulino (2014), “a leitura se diz literária quando a ação do leitor constitui predominantemente uma prática cultural de natureza artística, estabelecendo com o texto lido uma interação prazerosa’’. Para a autora, o gosto pela leitura “acompanha seu desenvolvimento”, sem que “outros objetivos sejam vivenciados” como mais importantes, “embora possam também existir”. O pacto “entre leitor e texto inclui, necessariamente, a dimensão imaginária, em que se destaca a linguagem como foco de atenção”, pois através dela “se inventam outros mundos, em que nascem seres diversos, com suas ações, pensamentos, emoções”.

 

Pensando e propondo um grupo, consideram possível um “processo de apropriação da Literatura enquanto linguagem” (COSSON, 2014), ou seja, o Letramento Literário. Para oportunizar que este ocorra, algumas ações pedagógicas são necessárias. Quais? As autoras respondem: "a) aproximação entre leitor e a obra literária e; b) espaço de compartilhamento de leituras".

Objetivos

Para que as duas estudantes da Licenciatura em Pedagogia responsáveis pela atividade de extensão possam aprender com o processo, é necessário que tenham como objetivo a ampliação do repertório literário de todos e “acolher (...) as mais diversas manifestações culturais, reconhecendo que a literatura se faz presente não apenas nos textos escritos, mas também em outros tantos suportes e meios”.

Assim, a “Leitura Colaborativa” pode ser tomada como uma das bases para que este grupo de leitura exista. Esta, de acordo com Brakling (2014), “baseia-se no princípio teórico-metodológico de que se aprende em colaboração com o outro”. Resultante dessa ideia e tendo em vista a diversidade de saberes e percepções sobre a leitura que qualquer pessoa possui, a proposta é que, além dos debates acerca da obra, o que ler também será uma decisão do conjunto dos participantes.

Livro escolhido

A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas, de Maria José Silveira foi a obra escolhida para ser a primeira. Na trama, que possui pouco mais de trezentas páginas, conhecemos uma deliciosa retrospectiva romanceada da história do Brasil, contada por meio da vida de mulheres e suas descendentes.

Para ler uma apreciação da obra, clique em: https://portalimulher.com.br/a-mae-da-mae-de-sua-mae-e-suas-filhas-maria-jose-silveira/

Para conhecer mais sobre o trabalho da Luzia e da Diuli, clique em: http://peteducacao.blogspot.com/2022/05/pet-educacao-na-8-siiepe-2022.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário