segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Descritores: um modo de pesquisar...

 


Descritores: uma aula na pós-graduação em Educação

Cristina Maria Rosa

 


Foi hoje, dia 17 de outubro que Ieda Kurtz e eu nos reunimos para consolidar o tema, problema e metodologia de seu trabalho a ser desenvolvido como pesquisa e artigo final na Pós-Graduação em Educação que ela está desenvolvendo desde agosto de 2022.

Inicialmente interessada na gestão escolar, Ieda tem observado como o tema se apresenta e desenvolve na escola em que trabalha como Pedagoga desde 2020. Ao mesmo tempo, tem tido a oportunidade de exercer a docência no Ensino Fundamental, onde se revela uma excelente formadora de leitores.

Ao se relacionar com todas as demais instâncias da escola, Ieda percebeu que a Gestão – integrada por ações de coordenação e direção, entre outras – tem impacto constante na sala de aula e nos demais espaços da instituição e, assim, deve ser compreendida por todos que ali se encontram para aprender e ensinar. Todos, não apenas quem está em cargos e tem responsabilidades mais ampliadas que os professores com suas turmas de alunos.

Descritores

Interessadas em averiguar o que já foi produzido sobe o tema “gestão na escola pública”, elegemos o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES como referência. Este é um dos mais importantes passos, talvez o primeiro, quando se busca produzir conhecimento. No caso da Ieda, pesquisar e escrever um artigo final sobre o tema considerando sua escola será o objetivo.

Ao acessar o catálogo que está disponível de modo on-line em https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/, imediatamente lembrei de um tempo em que eu, estudante, fazia isso manualmente. Como? Indo às bibliotecas e lendo, um por um, os trabalhos nela contidos. Após reconhecermos a “facilidade” com que contam hoje os estudantes por terem acesso ilimitado a bancos de informações, decidimos focar.

Listamos aleatoriamente alguns descritores – palavras ou expressões chave para uma busca de trabalhos que identifiquem temas ou mesmo abordagens a serem conhecidas, consideradas, incluídas.

No campo da busca, colocamos a expressão gestão da escola. A nossa frente, todos os trabalhos que estão no Catálogo foram apresentados, com várias possibilidades para nova seleção: dissertações ou teses, ano de publicação, autor, universidade, orientador...

Ler as vinte primeiras sugestões nos levou a aprimorar a busca e novos descritores foram sendo inseridos no campo da busca. Entre eles, gestão da escola pública, gestão da escola básica, conceito de gestão da escola, conceito de gestão da escola básica e conceito de gestão da escola pública.

A escolha

Diante da quantidade de trabalhos que o portal CAPES oferece acesso, como descobrir o que nos interessa, o que nos aportará saberes novos e ao mesmo tempo referencial?

Tivemos sorte, eu diria.

Mais interessante que os demais, um título imediatamente capturou nossa atenção: Gestão democrática da educação na rede pública municipal de Pelotas: experiências de democracia participativa

Resultante de um Mestrado em Educação realizado pela Nailê Iunes, refere-se ao trabalho da autora no processo que encaminhou e orientou as escolas públicas pelotenses na construção dos Projetos Político-Pedagógicos e Regimentos Escolares no início do século XXI.

Uma curiosidade que nos levou a escolher este, entre os demais trabalhos ali listados, foi a declaração da autora de que havia, nos documentos escolares a que teve acesso, a “democracia como ideal comum”. Na Dissertação, Nailê afirma que essa evidência pôde ser observada na leitura de documentos, mais especificamente, textos que tratam da intencionalidade da escola. Neles, a democracia seria uma utopia “cujo exercício sugere-se que se dê por meio da participação de todos/as que compõem a comunidade escolar, assim como, pela conquista da autonomia pedagógica e financeira das escolas com relação à entidade mantenedora”.

Experiente, a autora – professora da Rede Pública Municipal de Ensino de Pelotas – teve “a oportunidade de vivenciar diferentes experiências no campo da gestão escolar”. Nestas experiências, completa, “como parte de um coletivo”, sempre fundamentou seu trabalho na “perspectiva da gestão democrática”.

Próximos passos

Uma aula na Pós-Graduação é sempre uma rica oportunidade de rever princípios, escolher caminhos metodológicos, definir traços do saber que vamos dar continuidade. Ou divergir e reinventar.

Nas mãos (na mente, nos projetos, nos desejos) da Ieda Kurtz, agora, a orientação para ler esta dissertação e, com ela, aprender, capturar sentidos e relacionar. O texto de Nailê receberá, por parte de nós duas, orientadora e especializanda, um olhar atento e aprofundado. Pretendemos, após a leitura e fichamento,  relacionar conceitos ali inseridos com as atitudes que na escola, atualmente, representam a “gestão”.

Estudar e produzir: estes os próximos passos!

Para saber mais...

Para conhecer o texto que Ieda vai estudar, clique em:

http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/bitstream/123456789/1730/1/Naile_Pinto_Nunes_Dissertacao.pdf



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