Bebês sabem ler? Como aprendem? O que é pesquisa
com bebês? É possível acompanhar as conquistas espontâneas e mediadas de um
bebê no que diz respeito à leitura literária? Buscando responder a essas
perguntas, criei um roteiro para registrar interações de bebês com o livro e a
leitura. São alguns passos que indicam o que e como fazer. A seguir, os passos
que criei.
1. O que ler?
De preferência ler uma história completa, bem
pausadamente, com a criança no colo e o livro em frente as duas, leitora e
criança. Durante a leitura, fazer comentários sobre o que está ocorrendo ou
sobre as ilustrações que há nele.
2. Como ler?
Primeiro, convidar a pequena
para ouvir a história: Vamos ler uma história? Queres ouvir uma história? Vem
no colo da tia para lermos uma história? Transformar esse momento em rotina:
sempre que estiver com a tia, terá uma história.
Segundo: mostrar
dois livros (as capas, e dizer do que se trata). Por exemplo: queres que eu
leia este, da Chapeuzinho Vermelho, ou este, da Princesa de sapatinho de
cristal? E pedir que ela escolha um para ser lido.
Elogiar a escolha: muito bem, que livro bacana que
tu escolheste! Estou muito curiosa para saber o que acontece com a Princesa do
sapatinho de cristal. Vamos ler? Vem para o colo?
3. Ler emocionando
O tempo todo
o livro e ao ler, se deslumbrar com o que acontece “Que maravilha, a fada transformou
abóboras em uma carruagem!” e perguntar pela continuidade: “O que será que
acontece agora?” Indicar com o dedo, imagens ou parte
delas e ressaltar para a bebê: “Olha só que bacana o sapatinho dela, como
brilha. Pudera, é de cristal!!!! Eu queria ter um assim...” Perguntar: “Será
que podemos ter um sapatinho de cristal igual ao da princesa? Vamos perguntar para
a vovó\mamãe?”
4. Depois de ler
Ao fim da leitura, perguntar se ela gostou e dizer que tu, sim, gostou.
Perguntar se ela quer conhecer outras histórias e prometer ler novamente em
outro dia. Convidar para voltar\ler\ver as imagens. Depois, indicar (dizer à criança) que o livro vai ser guardado e vai
esperar por ela no próximo dia ou semana em que ela virá te visitar. E
perguntar: Semana que vem vamos ler de novo? E prometer: Na semana que vem, vou te esperar com
um livro bem bacana para lermos...
5. Guardar
Pedir ajuda para guardar. Escolher um lugar para
isso. Se já tem, indicar: o livro vai ficar aqui, na biblioteca, esperando por
ti. Semana que vem, vamos encontrá-lo aqui. Viste como têm muitos? Mostrar a ela
os livros no local onde ficam...
6. Partilhar e publicizar
Falar e mostrar aos outros (mãe, avó) que leram e onde está o livro
para ser lido novamente na semana que vem. Ex: “Olha só, vovó, eu e a bebê
lemos tal livro e o guardamos aqui, junto com os outros. Semana que vem, vamos
ler novamente...”
A pesquisa
O trabalho de pesquisa começa quando escolhemos os
livros. Critérios para tal estão disponíveis em outra matéria neste blog. O que
devemos fazer com essas interações: Observar, registrar, filmar, gravar,
anotar. É dessas observações inventariadas que obteremos as informações para
pensar e intervir mais qualificada ente na próxima vez.