domingo, 29 de novembro de 2009

Dedicatória de "Um Alfabeto à Parte"

Uma dedicatória

Cristina Maria Rosa


Na dedicatória que elaborei para Um alfabeto à parte: Biobibliografia de Pedro Rubens de Freitas Weyne, o Pedro Wayne (Pelotas: EDGUFPel, 2009), livro que resultou de intensa pesquisa acerca de um manuscrito familiar dedicado à filha Teté, pelo escritor, escrevi:

 

Dedico o livro à Dininha. Por me acolher em sua casa e dividir comigo suas memórias; por partilhar fotos, originais, poesias e por fazer com que eu me sinta parte de sua vida. Dedico a beleza do livro a Danúbio Gonçalves, artista na mais ampla acepção da palavra; generoso e afetuoso guardador da memória da arte brasileira. Dedico a musicalidade da obra ao poeta que nunca deixou de existir em Poty Reis, descoberto por Pedro Wayne ainda na juventude e reencontrado por mim em uma tarde invernosa de Satolep.

 

Dininha é o apelido da esposa de Wayne, senhora que conheci na plenitude de seus 99 anos e em cuja comemoração dos 100 anos estive. A lucidez, alegria em revelar segredos e a hospitalidade foram suas marcas durante o tempo em que convivemos. Hoje, lendo esta dedicatória, percebo que economizei palavras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário