terça-feira, 24 de novembro de 2009

Biobibliografia de Wayne é assunto na Casa de Simões













A vida e a obra de Pedro Wayne foi assunto na "Casa de Simões" nessa quarta-feira, dia 25 de novembro de 2009.
Fruto de minha capacitação docente realizada em 2008 na UFSM, a pesquisa sobre um manuscrito inédito, "Histórias da Teté", resultou em um trabalho que aborda a vida e a obra de Pedro Wayne.
Poeta e romancista moderno, Pedro publicou por 20 anos (1931-1951) e deixou um romance de grande valor histórico, literário e político. É Xarqueada, assim mesmo, com "X", para causar, segundo Jorge Amado - um de seus amigos - impacto entre os leitores. Xarqueada trata da vida nos saladeiros, meio de produção importante do Rio Grande do Sul antes do advento dos frigoríficos. Seu tempo é os anos 30, um tempo em que homens cultos, como Pedro Wayne, dedicavam poesia às mulheres.
Vale a pena ler "Um Alfabeto à parte...". Nele o escritor Pedro aparece descrito pela mulher Leopoldina (falecida em 2009 aos 101 anos), pela filha Ester, pelo filho e poeta Ernesto Wayne (já falecido) e por amigos como Poti Reis (falecido em 2009) e Danúbio Gonçalves. E, fala sobre si mesmo ao deixar registrado o que pensava: em poesi, em prosa, em opiniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário