Literatura em um caderno de textos
Cristina Maria Rosa
O que é um “caderno de textos”?
Uma das estratégias que inventei, quando fui professora de
metodologia da alfabetização na Pedagogia da Faculdade de Educação na Ufpel foi o “caderno de textos”.
É uma ideia simples, eficiente e adequada para professoras que
estão longe de centros com boas bibliotecas, livrarias e sebos.
Parto do princípio de que um repertório literário se forma, se
adquire, se alimenta com muitos e variados textos e, consequentemente, muitas idas
à estes “templos dos livros”. Mas, na falta deles, vamos criei uma estratégia para ter bons textos. No mínimo duzentos, um para cada dia de aula em um ano inteiro.
Com o intuito de apoiar os estudos sobre a Alfabetização Literária e o
Letramento no Curso de Pedagogia e ampliar, rapidamente, o acesso de estudantes
aos textos que já pertencem ao domínio público e a outros que são,
constantemente disponibilizados por autores e autoras, editoras e projetos de leitura,
livros didáticos, revistas e jornais que publicam literatura, propunha, à
época, que cada estudante garimpasse textos de valor literário nestas fontes.
Logo depois, que encontrasse uma maneira de tê-los. Que os copiasse – à mão, se fosse o caso – e os trouxesse à sala de
aula e, após organizá-los em alguma ordem que poderia ser de gênero literário,
autoria ou data de escrita/publicação, estes textos reunidos deveriam integrar
um “caderno”.
Seria uma antologia pessoal, escolhida pelo gosto que estávamos "apurando" nas aulas de literatura.
Foco: ter textos importantes que estão espalhados em diferentes livros
ou demais impressos, que circulam mas, não necessariamente, estão na escola, biblioteca
ou nos livros didáticos.
Seria um modo da professora ou professor acessar uma leitura diária, plural, de variados gêneros e estilos, múltiplos autores e autoras, com o
intuito de ler literatura todos os dias.
Gostou da ideia? Faça o seu...
Ele pode ser construído em casa, na escola, com amigas professoras,
com a família e até com as crianças, na sala de aula.
1. Reúna as fontes (revistas, jornais, livros didáticos antigos);
2. Localize nelas os textos;
3. Encontre um modo de reproduzi-lo (recortando, copiando, imprimindo...);
4. Defina um organizador para os textos. Exemplo: primeiro, poemas,
depois, narrativas, por fim, lendas e parlendas.
5. Crie um Sumário para encontrar, rapidinho, o texto que buscas,
quando o “caderno” estiver pronto. Se tiveres vontade, compre um caderno
grande, bem resistente, para inserir nele os textos. Se não, cole em folhas A4
e encaderne. Lembre de deixar folhas anexas, para inserir novos textos com o
passar do tempo.
Invente uma capa e...
Leia para seus pequenos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário