segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Um catálogo em 2023


Quem sou e por onde ando...

Cristina Maria Rosa é Professora titular na Faculdade de Educação da UFPel. Sua obra mais importante é Onde está Meu ABC, de Erico Verissimo? Notas sobre um livro desaparecido, publicado em 2013, resultado de um Estágio Pós-Doutoral em Educação realizado na UFMG (2010-2011), sob orientação da Doutora Graça Paulino.2022/2023

Desenvolvendo Estágio Pós-Doutoral na UFRGS e UFSC (PORTARIA Nº 892, DE 16 DE MAIO DE 2022) desde junho de 2022, o objetivo de estudos está grafado na pesquisa intitulada: DIREITOS DAS CRIANÇAS EM OBRAS LITERÁRIAS: UM ESTUDO NOS ACERVOS DA UFRGS E UFSC. A supervisão do pós-doutorado é das Doutoras Jane Felipe de Souza (UFRGS) e Patrícia De Moraes Lima (UFSC).

Conceito

Cristina Rosa é autora do conceito Alfabetização Literária. Foi elaborado pela primeira vez, por escrito, em 2015. Pode ser conhecido aqui: http://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2015/06/alfabetizacao-literaria-o-que-e.html?m=1. Recentemente aprimorado, pode ser lido em: http://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2022/12/alfabetizacao-literaria-aprimorando-o.html?m=1

Habilidades

Coordena o Grupo de Estudos em Leitura Literária, lidera o Grupo de Pesquisa Escritas, Leitores e História da Leitura (CNPq 11/2009), coordena a Sala de Leitura Erico Verissimo e o Projeto de Extensão Leitura Literária na Escola. O foco de seu trabalho é formação de professores leitores literários. Atua na Especialização em Educação (FaE/UFPel) e na UNAPI –Universidade Aberta a Pessoas Idosas.


Publicações

É autora dos livros infantis De arqueologias e de avôs (2005); Luíza (2007) e Cobras no Laranjal (2009), além de e-books como Irmãzinha de Estimação (2014), Listas Incríveis, malucas e inventadas de A a Zebra (2014), Quintal ao Lado (2016), Íris e a beterraba (2019) e Infâncias (2021). 

Resultado de pesquisas, estudos e projetos, publicou também Um alfabeto à parte: biobibliografia de Pedro Rubens de Freitas Wayne (2009), Alfabetização e Cidadania: o inverso do espelho na educação de jovens e adultos (2002);  Jovens e Adultos na Escola: Aprendendo a ler o mundo e a palavra (2005); Leituras: Clássicos e Modernos (2006); Educação Inclusiva: Textos e Glossário (2006); Das Leituras ao Letramento Literário (2009); Escritas, Leitores e História da Leitura (2012) e A Velha, a Mosca e a Narrativa (2013).

Tarefa

Em 2023, fruto de estudos e pesquisas em Bibliotecas Universitárias e Livrarias, vai constituir (elaborar e editar) um catálogo com obras para a alfabetização de crianças e adolescentes na escola.

Já tem título: Tragicamente Obsoletos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário