Quem sou e por onde ando...
Cristina Maria Rosa é Professora titular na Faculdade de Educação
da UFPel. Sua obra mais importante é Onde está Meu ABC, de Erico Verissimo?
Notas sobre um livro desaparecido, publicado em 2013, resultado de um
Estágio Pós-Doutoral em Educação realizado na UFMG (2010-2011), sob orientação
da Doutora Graça Paulino.2022/2023
Desenvolvendo Estágio Pós-Doutoral na UFRGS e UFSC (PORTARIA Nº
892, DE 16 DE MAIO DE 2022) desde junho de 2022, o objetivo de estudos está
grafado na pesquisa intitulada: DIREITOS DAS CRIANÇAS EM OBRAS LITERÁRIAS: UM
ESTUDO NOS ACERVOS DA UFRGS E UFSC. A supervisão do pós-doutorado é das
Doutoras Jane Felipe de Souza (UFRGS) e Patrícia De Moraes Lima (UFSC).
Conceito
Cristina Rosa é autora do conceito Alfabetização Literária. Foi elaborado pela primeira vez, por escrito, em 2015. Pode ser conhecido aqui: http://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2015/06/alfabetizacao-literaria-o-que-e.html?m=1. Recentemente aprimorado, pode ser lido em: http://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2022/12/alfabetizacao-literaria-aprimorando-o.html?m=1
Habilidades
Coordena o Grupo de Estudos em Leitura Literária, lidera o Grupo de
Pesquisa Escritas, Leitores e História da Leitura (CNPq 11/2009), coordena a
Sala de Leitura Erico Verissimo e o Projeto de Extensão Leitura Literária na
Escola. O foco de seu trabalho é formação de professores leitores literários. Atua
na Especialização em Educação (FaE/UFPel) e na UNAPI –Universidade Aberta a
Pessoas Idosas.
Publicações
É autora dos livros infantis De arqueologias e de avôs (2005); Luíza (2007) e Cobras no Laranjal (2009), além de e-books como Irmãzinha de Estimação (2014), Listas Incríveis, malucas e inventadas de A a Zebra (2014), Quintal ao Lado (2016), Íris e a beterraba (2019) e Infâncias (2021).
Resultado de pesquisas, estudos e projetos, publicou também Um
alfabeto à parte: biobibliografia de Pedro Rubens de Freitas Wayne (2009), Alfabetização
e Cidadania: o inverso do espelho na educação de jovens e adultos
(2002); Jovens e Adultos na Escola:
Aprendendo a ler o mundo e a palavra (2005); Leituras: Clássicos e
Modernos (2006); Educação Inclusiva: Textos e Glossário (2006); Das
Leituras ao Letramento Literário (2009); Escritas, Leitores e História
da Leitura (2012) e A Velha, a Mosca e a Narrativa (2013).
Tarefa
Em 2023, fruto de estudos e pesquisas em Bibliotecas Universitárias e Livrarias, vai constituir (elaborar e editar) um catálogo com
obras para a alfabetização de crianças e adolescentes na escola.
Já tem título: Tragicamente Obsoletos!