Coisas
de Infância: um livro para o Século XXI
Oportunizar
a estudantes da Especialização em Educação da FaE/UFPel um encontro profícuo com a escrita
foi o objetivo desse e-book. Como as infâncias são mencionadas na literatura?
Nela, há livros que indicam atributos típicos de meninas e meninos? Como foram
nossas infâncias? Nelas havia "coisas de menina"? E coisas só para
meninos? O intuito foi deleitar-se com a memória de cada um e, ao
mesmo tempo, refletir sobre os scripts de gênero ou cultura
que legitima, demarca e estabelece modos de ser para as masculinidades e as
feminilidades (FELIPE, GUIZZO & BECK, 2013).
O E-book será apresentado em forma de Sarau literário no dia 13/07, a partir das 10 horas, no Mercado Central, no Centro Histórico de Pelotas. Quer conhecer a "Apresentação"? Leia a seguir...
Apresentação
Cristina
Maria Rosa
Herdeiros
da arte de contar, nós humanos, narramos e, desse modo, existimos: como
sujeitos e como espécie. É através da narrativa que nos é possibilitado criar
vínculos com a cultura circundante, aprender e ensinar uns aos outros, ouvir e
falar, ler e escrever, pensar, refletir, registrar. A narrativa é “um modo de
conformação de realidades, em que a passagem do tempo está claramente
configurada, mobilizando, para isso, elementos de linguagem” (GETHL, 2014). É
arte, dolce e utile, e demanda um “outro” para existir:
quem escreve deseja e precisa ser lido.
Com o
objetivo de oportunizar a estudantes da Especialização em Educação um encontro
profícuo com a escrita, propus que, após refletirem sobre como as
infâncias são mencionadas na literatura,
relatassem “coisas de menina” e “coisas de menino” de
seus tempos de criança. O intuito foi deleitar-se com a memória de
cada um e, ao mesmo tempo, refletir sobre os scripts de gênero ou
cultura que legitima, demarca e estabelece modos de ser para as masculinidades
e as feminilidades (FELIPE, GUIZZO & BECK, 2013).
Os
procedimentos tiveram início com o estudo da literatura infantil e, em
especial, da literatura paradidática, em sala de aula. A fim de
exemplificar o gênero, escolhi dois livros recentes – Coisa de
Menina e Coisa de Menino, de Pri Ferrari – para a leitura em voz alta.
Típicos do Século XXI, apresentam conceitos e convidam o leitor a
pensar sobre o que é “coisa de...”.
Os resultados
da proposição – conhecimento do gênero literário e produção de escritas para
integrar o e-book com narrativas factuais sobre
suas infâncias – indicam que estudantes tendem a valorizar o
literário quando se defrontam com a necessidade de produzi-lo. Boa leitura!
Leia um dos Contos...