Na sexta, dia 14 de
setembro, teve início mais uma incursão de estudantes integrados à UNATI/UFPel.
Foi na disciplina Leitura e Escrita Literária que será desenvolvida
entre Setembro e dezembro de 2018 pela Docente Cristina Maria Rosa, tendo
como Monitoras as estudantes Cláudia Sousa e Fernanda Santos e contando com a
colaboração das estudantes Ieda Kurtz e da Pedagoga Érica Machado Leopoldo.


Como argumento, a
docente, no primeiro dia de aula, após a leitura do programa, informou aos
estudantes que não há uma “fórmula” do “escrever bem”, mas existe, sim, o
conjunto de referências que podem desencadear um processo de registro de
diferenciados gêneros literários como o poema, a biografia, o conto e o
romance.

Para Cristina Rosa,
docente da disciplina, a prática da escrita nada mais é do que – com um léxico
e uma gramática mais uma pitada de estilo – uma maneira de existir no mundo.
Peculiar, única, incomparável, portanto. O “domínio da técnica narrativa” é um
exercício constante e desafiador que poucos afirmam ter, mesmo os grandes
escritores.
Após
a leitura Le petit Chaperon Rouge, conto de fadas de origem europeia
publicado pela primeira vez em 1697, pelo francês Charles Perrault, em voz alta
pela professora, cada estudante foi convidado a elaborar um bilhete anônimo,
a ser enviado à mãe de Chapeuzinho Vermelho, relatando o encontro dela com o
lobo na floresta.
Em breve, os
bilhetes escritos...
Referências
FISCHER,
Luis Augusto. Filosofia Mínima: ler, escrever, ensinar e aprender.
Porto Alegre, Editora Arquipélago, 2011;
PAULINO,
Graça. Literatura: participação e prazer. São Paulo, Editora FTD, 1987.
TUTIKIAN, Jane e GONZAGA Pedro. Escreva! Guia
de Escrita Criativa. Porto Alegre: Editora Leitura XXI,
2015.
Parabens, Cristina, por mais esse empreendimento. É a academia a servico da Sociedade.
ResponderExcluir