quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Alfabetização literária na escola: urgente e imprescindível!

Na última semana de setembro, entre os dias 25, 26 e 27 de setembro ocorre, no Auditório do CEHUS – Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais aplicadas, Artes e Linguagem – o Seminário Pesquisa e Práticas em Discussão II.
Organizado pelas docentes Ana Ruth Moresco Miranda e Marta Nörnberg, o objetivo do evento é socializar e discutir resultados parciais e finais de pesquisas e práticas conduzidas por bolsistas e pesquisadores do grupo GEALE, especialmente aquelas realizadas nos últimos cinco anos de atividades, período no qual esteve em andamento o projeto de pesquisa OBEDUC-Pacto/UFPel.
A dinâmica de atividades do Seminário contará com seções de apresentação oral das pesquisas, lançamento de livros, palestras, e apresentação do Sistema Vestígios – software que serve como repositório e ferramenta de análise do BATALE e do BTP.
Dentre os livros a serem lançados, teremos o E-book "Alfabetização e áreas de conhecimento: ensino, aprendizagem e formação de professores", no qul tenho um artigo publicado: Alfabetização literária na escola: urgente e imprescindível, no qual abordo a premência da alfabetização literária, um processo deliberado, frequente e qualificado de apresentação da leitura, seus atributos e ritos a todas as crianças e desde que iniciam sua vida escolar. Justifico a urgência fundada na certeza de que essa é uma habilidade referencial à vida dos humanos em sociedade, além de integrar os saberes docentes, qualificar o processo de aquisição da linguagem oral e inserir as crianças pequenas na cultura escrita.
Argumento que pesquisadores interessados no tema como Bartolomeu Campos de Queiros (2009), Beatriz Cardoso (2014), Lígia Cademartori (2014), Ana Maria Machado (2002), Graça Paulino (2014), Regina Zilberman (2003) e Tzvetan Todorov (2012), são unânimes em atribuir à escola o poder e o dever de ensinar a amar a literatura e é, dialogando com as ideias desses que me antecedem, que preconizo o conhecimento dos termos alfabetização literária, literatura infantil e mediador e os relaciono com a formação do professor que atua na educação infantil e anos iniciais da escolarização. Além disso, evidencio similitudes e diferenças entre acervo e repertório literário e indico critérios para a escolha de obras que devem ser disponibilizadas aos pequenos na escola.

Créditos:
Evento: Seminário Pesquisa e Práticas em Discussão II. 
Datas: 25, 26 e 27 de setembro de 2018
Local: Auditório do CEHUS – Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais aplicadas, Artes e Linguagem da UFPel. Alberto Rosa 151.

Nenhum comentário:

Postar um comentário