quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Direitos das crianças em obras literárias: Um estudo nos acervos da UFRGS e UFSC

 


DIREITOS DAS CRIANÇAS EM OBRAS LITERÁRIAS:

UM ESTUDO NOS ACERVOS DA UFRGS E UFSC

 

Cristina Maria Rosa

Projeto de estudo em Estágio Pós-Doutoral

2022 - 2023

 

Resumo: No estudo proponho conhecer, descrever e analisar o grupo de obras literárias para a infância existente em duas Faculdades de Educação, a saber: a Biblioteca da FaE/UFSC e acervo do @literalise e Biblioteca da FACED/UFRGS e acervo do projeto “Quem quer brincar?”. O foco é compor o rol de obras que subsidiam a formação de docentes nestas duas instituições e, de maneira explícita ou implícita, tratem de personagens e/ou enredos vinculados aos direitos das crianças pautados no Estatuto da Criança e do Adolescente. A imersão ocorrerá primeiro no grupo de pesquisa Educação e Infância, com foco em Violências, Gênero e Direitos das crianças, com a supervisão da Drª. Patrícia De Moraes Lima (UFSC). A segunda imersão será na Linha de Pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero (FACED/UFRGS), sob a supervisão da Drª. Jane Felipe, pesquisadora no Eixo Temático Infâncias, Gênero e Sexualidade. Ler todas as obras pertencentes aos acervos, selecionar as mais relevantes no que tange aos temas das linhas de pesquisa e analisá-las criticamente é o caminho metodológico escolhido. A análise documental é preponderante para a configuração de um rol de obras a serem acionadas na formação de professores, bibliotecários e gestores escolares.   

 

Palavras-chave: Infâncias; Literatura; Acervos literários; Formação de professores; Direitos das crianças; Gênero; Sexualidade; Violências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário