quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Graça, Tardif e a formação de professores...


Formação literária e os saberes docentes

Cristina Maria Rosa

 

Tardif esqueceu, mas Graça, não.

Nem poderia.

É Graça Paulino, uma das maiores intelectuais brasileiras no campo da leitura literária.

Não, não é uma das...

É a maior!

Sabia, na essência, o valor da formação literária como desencadeador das habilidades e talentos de um professor, com qualquer público e em qualquer situação pedagógica.

Foi a primeira professora que eu tive, na vida, que valorizou cada pequeno saber meu no campo pedagógico como aliado a seus imensos saberes literários e docentes.

Obrigada, Graça!

E...

Para que tu não fiques no ar, imaginando o que teria Graça escrito, recomendo a leitura de Saberes literários como saberes docentes, elaborado por ela  publicado na Presença Pedagógica (v.10 n.59 • set./out. 2004).

Leia o primeiro parágrafo:

 

A partir de algumas ideias do filósofo e sociólogo canadense Maurice Tardif, divulgadas no livro Saberes docentes e formação profissional (2002), proponho-me neste artigo tentar demonstrar que o saber literário compõe o conjunto de saberes docentes ligados ao trabalho cotidiano em sala de aula, mesmo quando esse trabalho não está diretamente ligado ao ensino de língua e literatura (PAULINO, 2004, p. 04).

 

Leia também:

ARISTÓTELES. Poética. Porto Alegre: Globo, 1966.

PAULINO, Graça. Para que serve a literatura infantil. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 5, n. 25, jan/fev 1999, p. 51-58.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

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