terça-feira, 3 de setembro de 2019

Reinações de Monteiro Lobato: eu recomendo...


Reinações de Monteiro Lobato: uma biografia.

Cristina Maria Rosa
03/09/2019

Olá, ouvintes do programa Tons e Letras.
Hoje recomendo um mapa.
Sim. Um mapa.
Um mapa para ler Lobato.
Recém chegado às livrarias, “Reinações de Monteiro Lobato: uma biografia”, de Marisa Lajolo e Lilia Moritz Schwartcz é um livro que funciona como guia para conhecer e entender o escritor e seu tempo.
Repleto de imagens, recortes de jornais, aquarelas, desenhos, capas de primeiras edições e mais uma infinidade de informações sobre a vida desse interessante, curioso e prolixo escritor, é um presente para quem deseja saber mais antes de se aventurar em sua obra, tão mencionada, mas pouco lida nas escolas brasileiras.
O curioso em “Reinações de Monteiro Lobato: uma biografia”, é uma declaração à página 55: “Mas, se as crianças gostavam muito de meus livros, alguns educadores não gostavam”.
Considerados perigosos por alguns professores da época – os interessantes anos 30 do século XX – a ponto de alguns colégios queimarem seus livros, histórias serem proibidas e jornais de paróquias avisarem a seus crentes que o Livro “História do mundo para crianças” era péssimo e não poderia ser lido por ninguém, as crianças continuaram a ler e amar as personagens criadas por Lobato.
A parceria entre Marisa e Lilia oportunizou a criação de uma autobiografia nunca escrita por Lobato e, no curso da leitura, sua voz vai tomando conta do texto. Que delícia!
Impresso pela Companhia das Letrinhas, “Reinações de Monteiro Lobato: uma biografia” é a obra que recomendo hoje.
Leia Lobato, depois de ler sua “biografia”. A obra é repleta de conexões com nosso tempo, o século XXI, o que lhe confere ares de clássico da literatura brasileira.
Leia para seus filhos, sobrinhos, netos, alunos, afilhados, amores.
E ouça o programa Tons e Letras.
Ele vai ao ar aos sábados, às 12 horas, na FM Cultura de Porto Alegre.
Ficha técnica:
Tons & Letras
Locução: Egon Bueno
Produção: Luís Dill
Horário: Sábados, 12 horas.
Twitter: @fm_cultura
Face book: fmcultura107.7

Nenhum comentário:

Postar um comentário