quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Leitura e Escrita Literária: um programa para a UNATI UFPel


A prática da escrita é peculiar, única, incomparável...
Cristina Mria Rosa

A disciplina Leitura e Escrita Literária, a ser ofertadas aos alunos da UNATI em 2018/2 na UFPel, terá como foco o estudo de um acervo que integra como fonte criativa, um projeto de escrita literária para adultos que frequentarão a disciplina Literatura II na UNATI. Trata-se de literatura produzida para pensar, apreciar e se aventurar a escrever textos de diferentes gêneros.
O referencial teórico para o desenvolvimento da proposição são três obras de autores que se dedicam a formar novos escritores: Luis Augusto Fischer, Graça Paulino, Jane Tutikian e Pedro Gonzaga.
O argumento central para a proposição é que não há uma “fórmula” do “escrever bem”, mas existe, sim, o conjunto de referências que podem desencadear um processo de registro de diferenciados gêneros literários como o poema, a biografia, o conto e o romance. Nesse processo, conta e muito, a formação do leitor que deseja escrever. A “dica” é aliar observação criteriosa ou mesmo desavisada a uma escuta atenta do que nos ocorre, todos os dias. E, logo, por em prática – descrever, narrar, recontar, comentar, avaliar, criticar, rir – a ideia ou motivação que se originou dessa “escuta”.
A prática da escrita nada mais é do que – com um léxico e uma gramática mais uma pitada de estilo – uma maneira de existir no mundo. Peculiar, única, incomparável, portanto. O “domínio da técnica narrativa” é um exercício constante e desafiador que poucos afirmam ter, mesmo os grandes escritores.

Cronograma do segundo semestre de 2018
31/08 – O que é literatura? Diálogo e apresentação do programa
07/09 – Dois gêneros literários; O conto e a Poesia
14/09 – Lendo e escrevendo contos
21/09 – Lendo e escrevendo contos
28/09 – Lendo e escrevendo contos
05/10 – Lendo e escrevendo contos
12/10 – Lendo e escrevendo contos
19/10 – Aula na Livraria Vanguarda do Partage Shopping Cassino e café da tarde com poesias.
26/10 – Lendo e escrevendo poesia
02/11 – Lendo e escrevendo poesia
09/11 – Lendo e escrevendo poesia
16/11 – Lendo e escrevendo poesia
23/11 – Selecionando e ensaiando a leitura de contos e poemas.
30/11 – Preparando a leitura literária: ensaios de contos e poemas
07/12 – Contos e Poemas: Sarau de encerramento com convidados e café da tarde.

Livros a serem lidos e tarefas de escrita a serem desenvolvidas:
14/09 – Narrativa clássica: “Era uma vez...”.
Leitura de Le petit Chaperon Rouge, conto de fadas de origem europeia publicado pela primeira vez em 1697, pelo francês Charles Perrault. Tarefa: Elabore um bilhete anônimo, a ser enviado à mãe de Chapeuzinho Vermelho, relatando o encontro dela com o lobo na floresta. A menina foi observada por ti, que estava por ali, colhendo frutas silvestres...
21/09 – Narrativa moderna: “No reino da Bestolândia...”
Leitura de Pandolfo Bereba, de Eva Furnari. Tarefa: Escreva a biografia de Pafúncia, a jovem que Pandolfo conheceu em uma esquina da Bestolândia.
28/09 – Narrativa do Século XXI: “Fronteiras tênues entre real e imaginário”.
Leitura de A história mais triste do mundo, de Mário Corso. Tarefa: Componha a despedida que o protagonista deixou ao sair de casa e entrar para o circo. Ela foi publicada nos jornais da cidade...
05/10 – Narrativa feminista: Vingança?
Leitura de Caixinha surpresa, de Jane Felipe em Contos para ler a três. Tarefa: Escrever sob o título: “Revelo por que te traí...”
12/10 – Narrativa Biográfica: Herdar e legar...
Leitura de Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado.
Escreva “Um segredo guardado a sete chaves...”, conto que será encontrado por uma bisneta, em uma gaveta de tua cômoda...
26/10 – Lendo e escrevendo poesia: “Eu ainda não era uma Vez...”
Leitura de Inês, de Roger Mello e Mariana Massarani.
Escreva a primeira carta que Pedro enviou à Inês, presa na torre em Castela.
02/11 – Lendo e escrevendo poesia
 Leitura de Um útero é do tamanho de um punho, de Angélica Freitas.
Escrita de “Para meu grande amor, um poema...”
09/11 – Lendo e escrevendo poesia.
Leitura de Fita verde no cabelo, de João Guimarães Rosa. Tarefa: Escrita de “O que não disse para meu filho...”
16/11 – Lendo e escrevendo poesia.
Leitura de O adiado avô, de Mia Couto. Tarefa: Escrita de “O que sempre pensei a teu respeito...
23/11 – Lendo e escrevendo poesia.
Leitura de Vermelho amargo, de Bartolomeu Campos de Queirós. Escrita de “Aos meus avós, um poema...”

Referências
FISCHER, Luis Augusto. Filosofia Mínima: ler, escrever, ensinar e aprender. Porto Alegre, Editora Arquipélago, 2011;
PAULINO, Graça. Literatura: participação e prazer. São Paulo, Editora FTD, 1987.
TUTIKIAN, Jane e GONZAGA Pedro. Escreva! Guia de Escrita Criativa. Porto Alegre: Editora Leitura XXI, 2015.

Créditos:
UNATI – UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE
Programa Literatura II – Leitura e Escrita Literária
Setembro a dezembro de 2018
Docente: Cristina Maria Rosa
Monitoras: Cláudia Sousa e Fernanda Santos
Colaboração: Pedagoga Érica Machado Leopoldo

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

A literatura inclui a todos. Indistintamente.


Todo livro inclui alguém...
A literatura inclui a todos. Indistintamente.

Alguns livros, no entanto, são preparados pelos autores para serem portadores de uma mensagem: ler, escutar, observar, sentir é o que integra as possibilidades que o humano tem para ser mais e melhor, todos os dias.

E quais são esses livros? As sugestões a seguir são para quem deseja tratar de temas especiais na escola como “o outro e o eu”. Entre os que conheço e gosto, estão:


ü    A grande questão, de Wolf Erlbruch 
ü    A Zeropéia, de Herbert de Souza;
ü    Bisa Bia, Bisa Bel e Bem do seu tamanho, de Ana Maria Machado;
ü    Ceci tem pipi? De Thierry Lenain;
ü    Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque;
ü    Coisa de Menina, de Pri Ferrari;
ü    Coisa de Menino, de Pri Ferrari;
ü    Ervilina e o princês, de Sylvia Orthof;
ü    Espelho, de Suzi Lee;
ü    Fita Verde no Cabelo, de João Guimarães Rosa;
ü    Inês, de Roger Mello e Mariana Massarani;
ü    Mania de Explicação, de Adriana Falcão;
ü    Maria vai com as outras, de Sylvia Orthof;
ü    Nós, de Eva Furnari;
ü    O cabelo de Lelê, de Valéria Belém;
ü    O livro dos grandes opostos filosóficos, de Oscar Brenifier e Jacques Després;
ü    O pato, a morte e a tulipa, de Wolf Erlbruch
ü    Orie, de Lúcia Hiratsuka;
ü    Pandolfo Bereba, de Eva Furnari;
ü    Sebastiana e Severina, de André Neves;
ü    Selma, de Udo Araiza;
ü    Teresinha e Gabriela, de Ruth Rocha;
ü    Tesouro de Pano e Guri do Cimento, de Luis Dill.
ü    Uma chapeuzinho vermelho, de Marjolaine Leray;
ü    Vermelho Amargo, de Bartolomeu Campos de Queirós.

2. Os livros para os pequeninhos

Há outros livros que também tratam das questões humanas e são muito bacanas. Eles podem ser conhecidos por nossas criancas desde tenra idade.
Especiais para os pequeninhos, entre zero e seis anos, esses precisam do apoio de um leitor, mãe, pai, avó, tia, prima mais velha, professora, dinda ou tia-avó para que os nossos pequenos, meninos e meninas que ainda não sabem ler, possam deliciar-se com seus conteúdos.
As palavras e os silêncios, criadas pelos autores para encantar, precisam de alguém que empreste sua condição vocal para existirem. A seguir, a lista que preparei para ti.


ü    De Adriana Falcão, Mania de explicação;
ü    De Almir Correia, Anúncios carentes de bichos abandonados por gente;
ü    De Ana Maria Machado, A jararaca, a perereca e a tiririca, A velhinha Maluquete, Cabe na mala, Dona Baratinha, Festa no céu e Menina bonita do laço de fita;
ü    De Anna Claudia Ramos e Ana Raquel, A gente pode, a gente não pode;
ü    De Arnaldo Antunes, Cultura;
ü    De Bartolomeu Campos de Queirós, Os cinco sentidos;
ü    De Bel Linhares e Alcy, O dia em que eu fiquei sabendo e Papai e mamãe estão se separando;
ü    De Carmem Lucia Eiterer, O menino que não nasceu da barriga da mãe;
ü    De Cecília Meireles, Ou Isto Ou Aquilo;
ü    De Célia Godoy, Ana e Ana;
ü    De Cláudio Thebas, O menino que chovia;
ü    De Cristina Rosa, Luíza;
ü    De Cuidado que Mancha, A mulher gigante;
ü    De Elias José, Quem lê com pressa tropeça e Um pouco de tudo: de bichos, de gente, de flores;
ü    De Erico Verissimo, O Urso com música na barriga e A vida do Elefante Basílio;
ü    De Eva Furnari, Adivinhe se puder, Assim assado, Não confunda, Travadinhas e Você troca?
ü    De Fabrício Carpinejar, Lulu;
ü    De Fernanda Lopes de Almeida, Gato que pulava em sapato e O equilibrista;
ü    De Herbert de Souza, A Zeropeia;
ü    De Izomar Camargo Guilherme, A lagartixa que virou jacaré;
ü    De Joel Rufino dos Santos, Mania de trocar;
ü    De José Saramago, O lagarto e A maior Flor do Mundo;
ü    De Leda Aristides, Amigos, mas nem tanto!
ü    De Lia Zats, Suriléa mãe monstrinha;
ü    De Lúcia Iratsuka, Orie;
ü    De Luis Camargo, Maneco Caneco Chapéu de Funil;
ü    De Mário Corso, A história mais triste do mundo;
ü    De Mário Quintana, Sapato furado e Sapo amarelo;
ü    De Nelson Albissú, Avôs e Avós;
ü    De Olavo Bilac, A Boneca;
ü    De Pedro Bandeira, Gente de Estimação e Mais Respeito Eu Sou Criança;
ü    De Raquel Grabauska, As Histórias Mais Loucas do Mundo;
ü    De Ricardo Azevedo, Você me chamou de feio, sou feio mas sou dengoso!
ü    De Ruth Rocha, Canções, Parlendas, Quadrinhas, para Crianças Novinhas, O reizinho mandão, O Velho, O Menino e o Burro, Quem tem medo de dizer Não? Quem tem medo do Ridículo? e Romeu e Julieta;
ü    De Sérgio Capparelli, 111 poemas para crianças;
ü    De Sylvia Orthof, Maria-vai-com-as-outras;
ü    De Tatiana Belinky, Aparências enganam;
ü    De Terezinha Alvarenga, A mãe da mãe da minha mãe;
ü    De Vinícius de Moraes, A arca de Noé.
ü    De Vivina de Assis Viana, O dia de ver meu pai;
ü    De Ziraldo, Cada um mora onde pode, O bichinho da maçã e O menino maluquinho.