quinta-feira, 29 de março de 2018

Listas incríveis, malucas e inventadas recebe catalogação


Inspirado na obra Listas Fabulosas, de Eva Furnari (Moderna, 2013), a proposta de criação deste e-book foi desenvolvida na disciplina Metodologia da Alfabetização, ofertada à Licenciatura em Pedagogia no segundo semestre de 2013.
A proposição inicial foi ouvir a leitura integral do livro e, depois, em grupos, criar listas que tivessem uma palavra para cada letra do alfabeto, inclusive o K, o W e o Y.
Em 2017, o livro recebeu a catralogação organizada pela Bibliotcária Leda Lopes, da BCS/UFPel. A partir daí, pôde ser compartilhado, uma vez que é um livro digital, sem fins lucrativos e integra os projetos da Sala de Leitura Erico Verissimo. Para solicitar o seu, envie email para cris@ufpel.tche.br.
O objetivo do trabalho – que teve início com um estudo sobre abecedários antigos e modernos – foi evidenciar os vínculos com a ordem alfabética que tudo, ou quase tudo pode ter. O argumento central para a proposição foi perceber que, ao criar listas, estamos oportunizando aos nossos alunos o ingresso no “mundo dos conceitos”, ou seja, na escrita e na compreensão do significado de palavras e expressões que foram cunhadas por alguém e que podem ou não estar inseridas no léxico de uma língua. Desse modo, possibilitamos que se tornem usuários competentes da língua escrita e que aprimorem seus saberes.
Ao confrontarem escritas e significados oriundos de seu entorno cultural, colocam em pauta o que já sabem e o que os demais sabem, mediados pelo professor e, também, pelo dicionário, alcançando assim, o conhecimento científico, objetivo da escola e do processo educativo.
Ao inventar palavras, as crianças, jovens e/ou adultos, nossos alunos, precisam saber que elas devem ser compreendidas por todos, demandando uma “explicação coerente” para que sejam aceitas, e incluídas no léxico.
O resultado de nosso trabalho, o e-book com seiscentas e setenta e seis palavras distribuídas em vinte e seis listas – uma para cada letra do Alfabeto – você conhece a seguir.

Um comentário: