Primeiras palavras
A pesquisa busca
conhecer como a leitura literária é planejada, realizada e registrada na escola
pela professora. É importante saber que uma investigação requer cuidado e respeito com todos os envolvidos, observação intensa e precisão no
registro. O que interessa é conhecer se a professora lê literatura para seus alunos.
Ao observar/participar de um período na escola (manhã, tarde ou noite) com o consentimento da Direção e professora, o pesquisador deve descrever, nos mínimos detalhes, todas as rotinas e acontecimentos. Para a conclusão das observações, entrevistar a professora e conversar com os estudantes é fundamental. Isso pode requerer mais de um dia de vínculo.
O que fazer
Em seu caderno de campo, deves registrar informações a respeito
da escola (zona rural/urbana, centro/bairro/periferia, número de alunos e se
tem ou não biblioteca). Se conseguires observar a Biblioteca, deves descrevê-la
quanto à tamanho, número de obras, horário de funcionamento, programas que
ocorrem nela (como hora do conto, filmes, tarefas de pesquisa e temas...).
Deves, também, descrever a professora quanto à formação, idade, tempo no magistério, horas de trabalho na
semana. Não deves identificar a
escola nem a professora e deve informar à professora que seu nome e o da escola não
serão mencionados nos registros.
1. Observar o ambiente e registrar respondendo:
Há
livros na sala de aula? São livros de literatura para os estudantes daquela turma? Quantos são?
Quais seus títulos, autores e gêneros? Eles estão dispostos em que local? Qual a
rotina de uso destes? Os estudantes têm acesso a eles? Em que horários? Eles
integram o programa da professora? São mencionados por ela? Ela os sugere aos
alunos?
2. Observar
a rotina da professora e responder:
A professora leu em voz alta para os alunos?
O que ela leu? Quantas vezes ela leu na manhã/tarde? Quantas vezes ela leu
literatura (poema, lenda, fábula, conto, historieta, canção) na manhã/tarde?
3. Perguntar aos estudantes:
Gostam de ler? Gostam de ouvir histórias? Lidas ou contadas? Qual a que mais gostam? Quem
leu/contou? Conhecem a Biblioteca da escola? Quando a visitam? O
que fazem lá? Conhecem alguma Livraria? Conhecem a feira do livro? Conhecem
algum Sebo?
4. Entrevista
com a professora
a. A professora lê para os alunos? O que lê? Qual a freqüência da leitura?
b. A professora lê literatura para seus alunos? Todos os dias?
Duas ou mais vezes na semana? Uma vez na semana?
c. A professora registra (título, autor, gênero) o que lê?
Onde registra? No diário de classe? No caderno dos alunos? Em
painéis/cartazes na sala? Em outro local?
d. Há eventos de leitura literária na escola? Quais? Onde e quando ocorrem?
e. Como escolhe o que vai ler para os estudantes? Quais os
autores de literatura que a professora admira? O que indica da biblioteca da escola para ser
lido em sala de aula?
f. Conhece a Literatura Clássica? Qual a
narrativa clássica que mais gosta? Lê literatura clássica para seus alunos?
Qual a história clássica lida em 2016 que eles mais gostaram? Lembra de alguma
obra que leu este ano e que os alunos gostaram muito? Quem é o autor dela?
g. A professora tem seu próprio acervo ou busca na biblioteca
livros para ler para os estudantes? Qual o livro para crianças
que considera imperdível? Quem é seu autor?
Finalizando:
Ao final, agradecer a colaboração da professora, indicar a disciplina de Literatura Infantil I como referência para os resultados da pesquisa e convidá-la a participar da mesma no semestre posterior. Entregar a ela o contato da professora Cristina Rosa: cris@ufpel.tche.br e se despedir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário