terça-feira, 10 de maio de 2011

"Histórias da Teté": o inédito manuscrito de Pedro Wayne

O campus Pelotas do IFSul recebeu entre os dias 5 e 7 de maio, pesquisadores de diferentes países para o I Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnológicas para la Integración en el Conosur (ECHTEC).
Entre os vinte e seis simpósios e 535 propostas de trabalhos para apresentação inscritos no evento, a professora Cristina Rosa apresentou parte de seu trabalho de pesquisa sobre o ficcionista Pedro Wayne. O resumo pode ser lido a seguir. O trabalho completo será disponibilizado assim que os anais doevento forem publicados.




Resumo: Inserida em três campos de estudo (a Literatura, a História e a Educação), apresento a pesquisa a respeito do manuscrito “Histórias da Teté”, uma narrativa infantil em três tomos cujos personagens são as letras do alfabeto, do escritor de literatura sul-rio-grandense Pedro Wayne (1904-1951). O objetivo da investigação foi inserir o manuscrito na história da cultura escrita e vinculá-lo ao conceito de letramento literário (PAULINO, 2010). Ao trazer à tona uma inédita fonte do romancista, pude realizar estudos a respeito dos vínculos da fonte com a literatura infantil brasileira, que nos anos 20 e 30, dava seus primeiros passos. Elaborada entre os anos 1937-1942, “Histórias da Teté” concorre para o fortalecimento de um tipo de texto – o narrativo literário – e possui um discurso destinado à infância brasileira, ainda sendo “inventada” á época. O estudo foi desenvolvido entre 2007 e 2009, resultou em uma publicação que aborda a biobibliografia de Wayne e apresenta a transcrição – na íntegra – do manuscrito, além de estudos decorrentes de seu conteúdo e forma. O manuscrito “Histórias da Teté”, uma raridade entre a produção de Pedro Wayne, o interessante autor de “Xarqueada”, e merece ter acento na historiografia da cultura escrita.

Palavras-chave: Manuscrito; Literatura Infantil; Pedro Wayne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário